segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prorrogada a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Paraíba do Sul


Todas as pessoas que ainda não foram vacinadas contra gripe terão mais um tempinho para se imunizar, já que o prazo foi prorrogado até o dia 10 de maio. A vacinação segue sendo disponibilizada nas unidades de saúde de Paraíba do Sul das 08h às 17h. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% da população, o que deve ser alcançado até o encerramento da campanha.

Mesmo com a prorrogação, o importante é receber a vacina o mais rápido possível, pois ela só começa agir após 15 dias da imunização. “Pedimos para que todos que precisam tomar a vacina venham até os postos, pois é muito importante ficar imunizado contra a gripe”, afirma secretária de Saúde, Maria Cristina Silva Souza.

A influenza não é uma doença eliminável por vacina e nenhum país do mundo conseguiu isso. Na grande maioria, os casos são leves, mas em alguns grupos vulneráveis, podem ocorrer complicações, gerando outras doenças graves, como a pneumonia bacteriana. O objetivo da campanha não é eliminar a doença, mas prevenir e reduzir os casos graves e as internações e até as mortes.

A vacina é direcionada para crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e doentes crônicos. 

Nenhum comentário: