quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia de Tiradentes será comemorado com grandes novidades em Paraíba do Sul


A tradicional comemoração do dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, neste ano será totalmente renovada. A nova Prefeitura está preparando várias novidades dentro da programação da solenidade em homenagem ao mártir da independência brasileira. A festa começará um dia antes. Na véspera, sábado (20), a partir das 20h haverá show musical com João Flávio e Lucas.

No feriado, domingo (21), logo pela manhã as 8h será celebrada uma missa em ação de graças na Igreja Matriz da Paróquia de Sant’Anna de Inconfidência, uma das mais belas igrejas de Paraíba do Sul. As 9h começa a solenidade oficial com o hasteamento das bandeiras, e, paralelamente, será dada a largada do passeio ciclístico com saída da Praça Marquês de São João Marcos (Jardim Velho) em direção a Sebollas.

A solenidade continua com os pronunciamentos do prefeito Marcinho e do presidente da Câmara Municipal, Professor Roberto, além das demais autoridades presentes. Um belo desfile cívico começará logo em seguida, com diversos projetos, bandas e fanfarras. Desfilarão: alunos do Projeto Integrar; Idoso em Ação; Banda Marcial do Colégio Embaixador José Bonifácio (Petrópolis); apresentação teatral dos alunos da E. M. Vereador Antonio Ignácio Coelho; e a Banda Marcial de Paraíba do Sul.


Outra novidade acontecerá as 11h. O Torneio Início do Campeonato de Futebol da Zona Rural, intitulado Copa Tiradentes, terá início com as disputas acontecendo no Campo de Sebollas. As partidas terão a duração de 20 minutos divididos em dois tempos. As oito equipes se enfrentam em regime de mata-mata até que reste apenas o campeão. Disputarão a Copa Tiradentes as equipes de Sardoal, Rio Manso, Riacho Doce, Jatahy, Queima Sangue, Boa Esperança, Gambá e Sebollas.

As 12h o Grupo de Chorinho se apresenta. A programação musical não para, pois as 16h está marcado mais um show, desta vez com a dupla de sertanejo universitário Fabrício e Tony.

Durante todo o dia o Museu de Tiradentes estará aberto à visitação. No local os visitantes encontrarão um vasto acervo distribuído por cinco salas e possui peças como réplicas de fardas do alferes, a maleta de dentista que ele usava e uma pia inglesa de metal que pertenceu a sua suposta amante, Dona Mariana, residente em Sebollas. Os restos mortais de Tiradentes foram enterrados, em segredo, no altar da antiga Capela de Sant’Anna de Sebolas, templo para o qual ele doou uma coroa e um cetro de prata, que também estão expostos no museu. Durante escavações realizadas no lugar, nos anos 70, foi achada uma ossada masculina atribuída ao alferes. Protegidos por uma redoma de vidro, os ossos do mártir estão expostos ao lado de pedaços do caixão da amante. Tiradentes foi condenado à forca e ao esquartejamento pela Coroa Portuguesa, no século XVIII, no episódio histórico conhecido como Inconfidência Mineira.

Os alunos da Escola Municipal Vereador Antonio Ignácio Coelho fizeram dezenas de trabalhos relacionados a Joaquim José da Silva Xavier e organizaram uma exposição que também estará aberta a visitação.

A importância da cerimônia cívica do Dia de Tiradentes também é ressaltada pelo vereador Maninho Magdalena. Morador do distrito, ele explica a expectativa de toda a população local em torno do dia 21 de abril:

– Esta tradição fez com que a população tivesse a cada ano uma enorme ansiedade pela festa, ainda mais agora que a comunidade começa a despontar como uma referencia de localidade agradável e aconchegante para turistas e veranistas. A especulação imobiliária cresce a cada dia, tendo já iniciadas obras de condomínios e loteamentos. A tendência é de que cada vez mais se tenha infra-estrutura e conforto, sem o objetivo de perder as características de lugar histórico e tranquilo, onde todos se sentem em um ambiente familiar – destacou o vereador.

Chefe de uma das pastas envolvidas nas comemorações, a secretária de Turismo, Elaine Moura, aponta a importância de Sebollas para o desenvolvimento turístico da cidade e revela alguns planos do prefeito Marcinho para o local:

– O Distrito de Sebollas é de grande valor e importância turística, porque ali há grande acervo histórico e cultural, que são bases para o desenvolvimento do turismo. Na verdade, Sebollas é uma jóia turística e o prefeito Marcinho pretende desenvolver projetos, parcerias e ações que valorizem ainda mais o turismo naquela região. O Dia de Tiradentes é uma data fundamental para aquela comunidade, uma vez que o mártir da inconfidência deixou ali sua marca indelével, pregando os ideais de justiça e igualdade – afirmou Elaine Moura, secretária de Turismo.

Nenhum comentário: