segunda-feira, 1 de abril de 2013

Prefeito Marcinho cria Monumentos Naturais do Monte Cristo e da Pedra da Tocaia


Engajado no desenvolvimento equilibrado e sustentável de Paraíba do Sul, preservando as belezas naturais da cidade, o prefeito Marcinho, através dos decretos 1.099/2013 e 1.100/2013 publicados nesta quarta-feira (27), criou no município dois Monumentos Naturais: o do Monte Cristo e o da Pedra da Tocaia. Com a medida, além de preservar a fauna, a flora e as belezas naturais destes dois pontos históricos, a cidade terá oficialmente as primeiras áreas para a exploração do turismo ecológico e de aventura.

Monumento Natural Monte Cristo
O Monumento Natural Monte Cristo é um verdadeiro oásis em potencialidade turística. Segundo o estudo técnico realizado pela Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura, a área poderá abrigar diversas atividades, tais como: trilhas em meio à mata fechada; contemplação da paisagem, já que a área oferece uma bela paisagem nativa de mata atlântica, podendo ser escalada a pedra, servindo de observatório; banho de cachoeira; pescaria amadora; interpretação da natureza através das exposições do centro de visitantes, das trilhas interpretativas e dos passeios guiados; visitas a sítios históricos; observatório; fotografia, com as excelentes tomadas de paisagens, plantas e animais; passeios de bicicletas e ciclismo; piqueniques e churrascos; acampamentos; gastronomia, com a abrigação de futuros quiosques; além de poder-se-á celebrar algumas datas comemorativas, efemérides.

Vale do Monte Cristo

Ao contrário do que vem acontecendo com a vegetação de mata atlântica do estado, que vem sendo reduzida devido a desmatamento e ao avanço desordenado, em Paraíba do Sul a preservação da fauna, flora e vegetação passam a ser obrigatória nos dois Monumentos Naturais. Algumas árvores nativas da cidade encontradas no Monte Cristo, como Farinha Seca, Guapuruvu, Jerivá, Jatobá, Angico branco, ipês roxo, amarelo e rosa; além da fauna, contendo tatu, lobo guará, macacos, tucano, cachorro do mato, paca, cuíca, gambás, lagartos, pássaros e outros animais que passam a ser protegidos.

Devido à área abrangida pelo Monumento Natural Monte Cristo ter sido habitada antes da chegada dos colonizadores por índios Puris, adeptos ao canibalismo, sítios arqueológicos podem estar sob o solo.

Monumento Natural Pedra da Tocaia
O Monumento Natural Pedra da Tocaia abrengerá toda a área que, de acordo com histórias, um bandoleiro português chamado Manuel Henriques, apelidado de “mão de luva”, formou um grupo de salteadores e passou a atacar caravanas carregadas de ouro e pedras preciosas que ali passavam de Minas Gerais com destino ao Rio de Janeiro. Cada cavaleiro que passava por ali levava uma mula com dois baús, quando uma das mulas morria, decorrente de emboscadas feitas pelo fidalgo e seus comparsas, os cavaleiros enterravam o animal e as caixas de ouro para não sobrecarregar outros animais. A lenda diz que até hoje existe ouro enterrado naquele local.

Pedra Tocaia

Além da diversidade de espécies da fauna local, a área conta ainda com vegetação típica, com cipós, trepadeiras, imbaúbas e angicos. Outra potencialidade que podem ser exploradas são as trilhas já existentes no local, além das já citadas no Monumento Natural do Monte Cristo.

ICMS Verde
Graças ao trabalho da nova Prefeitura com iniciativas de reflorestamento e, agora, com a criação de unidades de conservação ambiental, Paraíba do Sul poderá receber nos próximos anos, pela primeira vez, o ICMS Verde, concedido pelo Governo do Estado aos municípios que investem na preservação ambiental. O município sul-paraibano faz parte atualmente de um grupo de sete cidades dentro dos 92 municípios do estado que não receberam ICMS Verde (dados de 2011).

– Nossa cidade, rica em belezas naturais e com um ecossistema privilegiado, tal como o clima ameno, carrega consigo o vergonhoso título de não receber nenhum centavo do ICMS Verde. Mas além de colocar nossa cidade gerando mais receita, o objetivo principal é preservar e recuperar o meio ambiente sul-paraibano, muitas das vezes desrespeitado e desprezado pelos governantes que passaram. Em meu governo visamos garantir essa preservação e estamos investindo agora, criando estes Monumentos Naturais Monte Cristo e Pedra da Tocaia, para garantir que as futuras gerações também possam desfrutar das belezas naturais de nossa terra – afirmou o prefeito Marcinho.

A próxima etapa do projeto será a elaboração do projeto de implantação dos parques à câmaras de compensação. A execução do plano de manejo está prevista para começar em dezembro deste ano.

Nenhum comentário: