segunda-feira, 22 de abril de 2013

Nova Prefeitura aplica prova para descobrir retrato da educação pública municipal


Objetivo é aumentar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos

A Secretaria de Educação de Paraíba do Sul está trabalhando para saber qual é a real situação do ensino público municipal. No dia 17 de abril foram aplicadas provas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) das disciplinas de Português e Matemática para alunos do 5º e 9º ano das 19 unidades escolares da rede. Ao todo 809 alunos de 37 turmas realizaram a prova.


A implementação do SAERJ na rede municipal de ensino é inédita. A Secretaria de Educação espera obter um retrato real da situação educacional na cidade.  As provas chegaram nas escolas nos dias 15 e 16 de abril. No dia 17, os estudantes receberam cartões-respostas e provas com códigos específicos, onde identificaram nomes dos alunos, das turmas e da unidade municipal. Os alunos foram submetidos a quatro modelos de provas diferentes. As turmas dos alunos do 5º ano de escolaridade vão responder a 22 questões de Matemática e 22 de Língua Portuguesa. Já os alunos do 9º ano de escolaridade farão 26 questões de Português e o mesmo número de Matemática.

Os próprios professores das salas foram os responsáveis pela aplicação. Uma das novidades é que o Caderno de Provas ficará na unidade municipal, como forma de mecanismo pedagógico para ser utilizado durante o dia a dia com os alunos, principalmente nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. As escolas receberam a visita da Comissão da Secretaria Municipal de Educação para dar suporte aos gestores e professores. A Secretária Municipal de Educação, Francine Fontainha,  ressalta a importância do  SAERJ para a educação de nosso município:

– O SAERJ nos fornecerá um retrato do ensino em nosso município e possibilitará ações,  que visem à qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos – explicou Francine.

Através do SAERJ a Secretaria de Educação poderá realizar um melhor planejamento pedagógico, voltado para as competências básicas e também reforçar a qualidade ensino dos que apresentam defasagem idade-série. Além disso, a parceria entre os governos municipal e estadual segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o objetivo de assegurar o processo de avaliação do rendimento escolar e contribuir com a melhoria da qualidade do ensino. As provas realizadas pelos alunos de Paraíba do Sul serão corrigidas por professores da Universidade Federal de Juiz de Fora. A previsão inicial é de que os resultados sejam divulgados até o fim do mês de maio.

Nenhum comentário: