terça-feira, 9 de abril de 2013

Paraíba do Sul realiza a maior Festa do Cavalo do interior do estado do Rio


Milhares de pessoas passaram pelo Parque de Exposições durante os quatro dias do evento que celebrou os 332 anos de história da cidade e movimentou a economia local

Um momento histórico, que resgatou uma das principais tradições sul-paraibanas. Assim pode ser considerada a Festa da Cidade, que celebrou os 332 anos de história de Paraíba do Sul. Entre os dias 4 e 7 de abril, o evento, realizado no Parque de Exposições Antônio Avelino de Oliveira, reuniu grandes nomes da música nacional e os principais criadores de cavalo da raça mangalarga marchador do país, movimentando a economia do município.

O resgate da tradição do cavalo mangalarga marchador atraiu milhares de pessoas durante todos os dias

O ponto alto do evento foi mesmo a XIII Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador e I Festa do Cavalo de Paraíba do Sul. Criadores como Maria Helena Pereira da Silva Cazzani, Maurício Zacarias Constâncio, Ricardo Righi de Carvalho, Walter Soares Ribas e Agenor Afonso do Amaral, dentre tantos outros, estiveram pessoalmente no Parque de Exposições acompanhando seus animais, campeões dos torneios realizados em todo Brasil e elogiaram a festa, que já é considerada a maior do interior do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 69 criadores participaram do evento, trazendo para a cidade mais de 250 animais.

Um grande público marcou presença durante os quatro dias de festa

- Gostei muito, a organização está de parabéns. Parabéns ao prefeito. É um evento de grande porte e realmente foi uma ideia genial que já resgatou a tradição do cavalo mangalarga marchador na cidade. Cidade linda, povo muito bonito, acolhedor, amigo, cordial. Foi bom estar aqui, foram momentos inesquecíveis – disse Maria Helena Cazzani.

A criadora campeã Maria Helena Cazzoni elogiou a estrutura da Festa do Cavalo

- A Festa do Cavalo de Paraíba do Sul já é, em seu primeiro ano, a maior do interior do Estado do Rio de Janeiro. Sem sombra de dúvidas - afirmou Marcelo Pinto Sarzedas, proprietário da Raça Eventos e um dos maiores especialistas em cavalos mangalarga marchador.

Passeio de balão_um presente para os sul-paraibanos

Representando a família pioneira na criação de cavalos mangalarga marchador no Estado do Rio, Marco Avelino também elogiou a Festa do Cavalo.

- O modelo da festa está muito bom, oferecendo conforto e acomodações. Por aqui passam as melhores tropas do Brasil. Está muito bom o evento e ano que vem estarei aqui – declarou.

O tamanho da Festa da Cidade pode ser medido ainda pela grande movimentação de turistas, que lotaram a rede hoteleira do município e de cidades vizinhas, vindos de diversas partes do país, como Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Caxambu (MG), Embu das Artes e Taubaté (SP), dentre outros locais. Restaurantes e bares da cidade também lucraram com a realização de mais este evento promovido pela nova Prefeitura, com apoio da cervejaria Itaipava e Caixa Econômica Federal.

Brígida e Salete vieram de Petrópolis e Além Paraíba, respectivamente, para voar de balão

- Trabalho há mais de 40 anos com eventos e nunca vi uma organização assim. Foi a melhor Festa do Cavalo do Estado do Rio e, com toda certeza, ano que vem o sucesso será ainda maior – confirmou o barraqueiro Assis.

A opinião dele é compartilhada pela rede hoteleira do município.

– Estava precisando desta movimentação, pois a cidade estava muito parada. Para a gente que trabalha com hotelaria e depende do turismo precisa bastante deste trabalho. Esta é uma forma de Paraíba do Sul reagir, voltar à ativa – declarou Fabiana, recepcionista do Hotel Itaóca.

Marcinho e Professor Roberto, percorreram o Parque de Exposições com o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo

O comércio do município também ganhou com o evento.

- Para nós a festa foi muito boa, pois aqueceu o comércio. Estive ontem conversando com o José Osvaldo (empresário - comerciante) e as vendas aumentaram. Sempre que tem uma festa isso aquece o comércio, as pessoas querem comprar uma roupa nova, uma bota, um acessório. Isso é sempre bom para os comerciantes. Quero parabenizar a equipe do prefeito Marcinho. A festa estava muito bem organizada – disse Daniel da Costa Pereira Júnior, presidente do CDL.

A abertura oficial da Festa da Cidade aconteceu na sexta-feira (5) e contou com a presença do secretário de Estado de Transporte, Júlio Lopes, do deputado federal Eurico Júnior, vereador Jimmy Pereira, do Rio de Janeiro, além de representantes de diversos municípios do Estado. Na ocasião, o prefeito Marcinho homenageou Victorio Fernando Bhering Cabral, eleito presidente da festa.

Marcinhou prestou homenagem a Victório Cabral, eleito presidente da Festa do Cavalo

Quem também esteve presente no evento foi o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, que percorreu o parque de exposições ao lado do prefeito.

- O prefeito Márcio está de parabéns por essa festa maravilhosa, recuperando uma tradição muito grande do cavalo mangalarga marchador em Paraíba do Sul, município que é berço da criação de cavalos mangalarga marchador no Brasil. O Márcio de maneira muito inteligente está trazendo novamente estes criadores para o convívio. A pecuária e a agricultura têm uma contribuição a dar na história presente e futura de Paraíba do Sul – afirmou o secretário de Estado Christino Áureo.

O prefeito e o secretário de Estado de Transporte, Júlio Lopes, que esteve presente na abertura oficial da Festa da Cidade

Milhares de pessoas estiveram presentes no parque durante os quatro dias de festa e puderam conferir, com conforto e segurança, shows de artistas renomados. Na quinta-feira (4), a revelação do sertanejo universitário, sucesso em Minas Gerais e no noroeste fluminense, Júnior e Gustavo, abriram o palco principal com os grandes sucessos do gênero. Na sexta (5), quem fez a festa em Paraíba do Sul foram Os Paralamas do Sucesso, um dos grandes ícones do rock nacional. No sábado (6), um show surpreendente com a cantora Sandra de Sá. Além de entoar os grandes sucessos da música popular brasileira, a rainha do soul music desceu do palco e se apresentou no meio da população sul-paraibana, que vibrou com a performance. No domingo (7), Patati Patata Cover fizeram a alegria da criançada, reunindo centenas de famílias. O evento contou ainda com parque de diversões, praça de alimentação e feira do agronegócio.

O público foi ao delírio com a cantora Sandra de Sá, que deixou o palco para cantar no meio dos sul-paraibanos

Passeio de balão: um presente para os sul-paraibanos
Os mais desavisados foram surpreendidos na manhã de sábado (6) por um balão que sobrevoou o município. Saindo do Riachuelo Esporte Clube, ele sobrevoou o Centro da cidade e alguns bairros, como Palhas, Ponte Preta, Liberdade e Santa Josefa, aterrissando na Chacarinha. À tarde, o balão foi levado para o Parque de Exposições, onde, preso a uma corda, serviu para a diversão de centenas de pessoas que puderam, por alguns momentos, realizar o sonho de voar pela primeira vez em um balão.

- Foi uma sensação muito boa. Viemos pra cá quando ficamos sabendo do passeio e, chegando aqui, descobrimos que era de graça. Aprovadíssimo. Foi a primeira vez que visitamos a cidade, que é linda, tranqüila, vamos com certeza voltar mais vezes – afirmaram as amigas Brígida e Salete, moradoras de Petrópolis e Além Paraíba, respectivamente.

Nenhum comentário: