quinta-feira, 4 de abril de 2013

Em Paraíba do Sul, população aprova ações contra a dengue


Carro fumacê foi consertado pela nova Prefeitura e já está nas ruas. Agentes já visitaram mais de 25 mil residências

A nova Prefeitura nesta semana intensificou o combate a dengue em Paraíba do Sul. Começou a circular na última segunda-feira (1º) nos bairros da cidade o carro fumacê, que estava quebrado desde o último governo e foi consertado pela nova administração.

Consertado pela nova Prefeitura, o carro fumacê voltou às ruas de Paraíba do Sul

Os primeiros bairros que receberam o carro fumacê, que exala uma fumaça química que combate o mosquito Aedes aegypti – sem prejudicar a saúde do cidadão - foram Palhas e Ponte Preta. Satisfeitos com a ação da nova Prefeitura, o casal Vieira, morador na Rua Teixeira Leite (Ponte Preta), elogiou a ação da Vigilância Ambiental da Secretaria municipal de Saúde:

– Em pouco tempo já estava o carro fumacê na rua. Eu tive uma noite de sono tranquila – afirmou o aposentado Delcy Vieira. Sua esposa Maria de Fátima disse que a ação já era esperada: “Foi ótimo. Está aprovado. Estava precisando mesmo. Fala com o Marcinho que está perfeito!” – elogiou a dona de casa.

Casal Delci e Maria de Fátima agora tem noites de sono mais tranquilas

Na terça-feira (2) foi a vez do combate ao mosquito da dengue no bairro Liberdade. A volta do carro fumacê pegou a população de surpresa.

– Ontem as crianças até comentaram que o carro fumacê estava passando e eu disse que bom. Eu acho muito bom, pois já tinha um tempão que não passava esse carro fumacê. Antigamente até tinha o fumacê, depois pararam – lembrou Marli de Fátima, dona de casa.

Marli de Fátima, moradora do bairro Liberdade, lembra que há tempos o fumacê não passava

Já o garçom Francisco Pedro de Araújo confirmou a necessidade da presença do carro fumacê em seu bairro:

– Eu acho ótimo. Inclusive anteontem eu vi passar ali. O comentário geral na cidade é que foi uma coisa necessária. E resolve – afirmou o morador da Rua Tertulino de Queiroz no bairro Liberdade.

Francisco Pedro de Araújo diz que o fumacê era necessário em seu bairro

Além do combate ao mosquito transmissor da dengue, os agentes de endemias da Vigilância Ambiental já visitaram 25.739 residências em Paraíba do Sul nos últimos três meses. Os agentes realizam o trabalho de eliminação de focos, larvas e nascedouros e fazem o trabalho de conscientização da população.

Nesta quinta-feira (4) o carro fumacê estará visitando os bairros Niágara e Jatobá. Na sexta-feira (5) será a vez dos bairros Amapá e Bela Vista. O trabalho da Vigilância Ambiental com o carro fumacê começa sempre as 17h30min.

Em recente estudo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Paraíba do Sul aparece na 85º colocação entre os 92 municípios do estado com um dos menores índices de ocorrência de casos de dengue. Isto demonstra que o comprometimento da nova Prefeitura no combate a dengue está sendo benéfico para a população.

Nenhum comentário: