sexta-feira, 19 de abril de 2013

Paraíba do Sul tem o maior índice vacinal contra brucelose do Estado do Rio


Governo Marcinho disponibiliza médico veterinário gratuitamente para os produtores rurais e transforma município em modelo para outras localidades

A nova Prefeitura está oferecendo atendimento médico-veterinário gratuitamente para os produtores rurais de Paraíba do Sul. Através do Programa de Assistência Médico Veterinária da Secretaria do Ambiente e Agricultura, os pequenos e médios produtores de gado leiteiro contam com um profissional disponível para tirar dúvidas, prestar informações e até realizar procedimentos mais complexos.

O médico veterinário Gabriel Figueiredo realiza visitas pré-agendadas nas propriedades rurais realizando a vacinação contra brucelose em bezerras entre três e oito meses de idade; diagnóstico de gestação; orientações gerais pertinentes à atividade; clínica médica e pequenas cirurgias. Importante ressaltar que graças a este programa, Paraíba do Sul tem o maior índice vacinal contra brucelose do Estado do Rio de Janeiro, servindo de modelo para os demais municípios. Os produtores devem agendar as visitas na Secretaria do Ambiente e Agricultura, localizada na Praça Marquês de São João Marcos.

O Programa conta com a parceria da Cooperativa de Laticínios de Paraíba do Sul e vem de encontro à política estadual de incentivo à produção leiteira, uma vez que o município já foi uma grande bacia leiteira e vinha perdendo esta característica nas últimas décadas.

O programa visa trabalhar para obter sanidade animal nas propriedades; aumentar o índice reprodutivo da propriedade; incentivar o pequeno produtor rural a produzir mais e com qualidade, aumentando sua renda e, consequentemente, diminuindo o êxodo rural; e diagnosticar os gargalos da produção para que outros programas e projetos sejam desenvolvidos.

- Esse programa visa oferecer condições aos nossos produtores para que possam melhorar o seu rebanho, aumentando a sua produção. Desde janeiro, estamos trabalhando forte pela Zona Rural, recuperando mais de 50 km de estradas vicinais, consertando as pontes, enfim, realizando ações que possam melhorar a vida do homem do campo – disse o prefeito Marcinho.

Nenhum comentário: