terça-feira, 2 de abril de 2013

Nova Prefeitura intensifica ações no combate a dengue


Conserto do carro fumacê, conscientização nas escolas, retiradas de pneus das ruas e agentes de casa em casa: assim novo governo combate a Dengue em Paraíba do Sul

A nova Prefeitura, desde o início de janeiro, vem realizando um intenso combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Somente no último mês de março, 2.270 residências foram visitadas pelos agentes da Vigilância Ambiental; se contabilizarmos apenas os últimos três meses de 2013, 25.739 residências receberam os agentes de endemias, que realizaram o combate aos focos do mosquito e também tiraram dúvidas e deram instruções aos moradores de como evitar os nascedouros.

Além do combate ativo nas ruas e bairros de Paraíba do Sul, a equipe da Vigilância Ambiental realizou palestras na Escola Municipal Albino Antonio de Barros (Limoeiro) e no CETEP (Jatobá). Nesta segunda-feira (1º) o carro fumacê – consertado pelo novo governo - começou a transitar pelas ruas dos bairros Palhas e Ponte Preta, intensificando a luta contra o mosquito da dengue. A Secretaria de Saúde informou que o fumacê continuará durante esta semana, visitando os bairros Liberdade (terça); Grama e Morro da Alegria (quarta); Niágara e Jatobá (quinta); Amapá e Bela Vista (sexta), sempre a partir das 17h30min. A programação do carro fumacê poderá ser alterada devido às chuvas e ventos, que atrapalhariam a eficácia da fumaça contra o mosquito.

Além do intenso trabalho da Secretaria de Saúde, outras secretarias de governo estão entrando na briga pelo combate ao mosquito da dengue. Também nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura começará a recolher por todas as ruas da cidade, pneus abandonados, que possam vir a se tornar focos do mosquito. O chefe da pasta, Edil Faria, informou que a população também pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone 2263-5555, e informar sobre pneus que estejam abandonados em suas vizinhanças que a secretaria fará o recolhimento.

– Além de ajudar no combate a dengue, estes pneus recolhidos serão utilizados para fazermos muros de contenção – explicou Edil.

Outra secretaria que se junta ao combate à dengue é a de Educação, Esporte e Lazer. Nos dias 08 e 09 de abril alguns alunos da rede municipal sairão em seus bairros visitando as casas realizando o trabalho de conscientização dos moradores. Outras atividades também serão desenvolvidas em sala de aula, além do trabalho de conscientização que as crianças farão em suas próprias casas.

Grande mídia destaca trabalho realizado na cidade
Em recente estudo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Paraíba do Sul aparece na 85º colocação entre os 92 municípios do estado com um dos menores índices de ocorrência de casos de dengue. Isto demonstra que o comprometimento da nova Prefeitura no combate a dengue está sendo benéfico para a população. Os dados foram, inclusive, alvo de reportagens da grande mídia, como o jornal O Dia, que destacou a ação da Secretaria municipal de Saúde no combate à doença.

Nenhum comentário: