segunda-feira, 15 de abril de 2013

Merenda escolar na rede municipal de ensino tem a aprovação da criançada


Cuidado com os alimentos servidos nas escolas de Paraíba do Sul começa no momento da compra. Legumes e verduras são todos produzidos na cidade

Todos os dias pais deixam seus filhos nas escolas e vão trabalhar. Espera-se que seus pequenos recebam educação de qualidade, sejam bem tratados e, no caso das escolas públicas, recebam uma alimentação adequada e de qualidade. E é isso o que vem acontecendo na rede municipal de ensino de Paraíba do Sul. Além do excelente ensino desenvolvido nas unidades, os mais de 6.000 alunos matriculados nas creches e escolas da cidade contam diariamente uma alimentação balanceada e de qualidade.

Os cuidados com a alimentação se estendem às creches da rede pública municipal

O cuidado com a merenda escolar servida aos alunos começa já na compra dos alimentos. Além da exigência por um alto padrão, a compra é feita gradativamente, respeitando um período de tempo para que as dispensas das escolas não acumulem muitos alimentos e, com isso, os mesmos tenham seus prazos de validade vencidos.

O armazenamento dos alimentos nas 29 unidades educacionais de Paraíba do Sul – 20 escolas, oito creches e um Núcleo Municipal de Educação Especial (NUMEES) – também respeita normas específicas para que os mantimentos não estraguem.

A merenda, nutritiva e balanceada, tem a aprovação da garotada

O cardápio, padronizado, é elaborado pela nutricionista Carolina Durões, levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e o bem-estar durante o período em que permanecem na Unidade Escolar. As merendeiras recebem cursos profissionalizantes e de capacitação constantemente.

A Secretaria de Educação elabora, através do setor de Alimentação Escolar e nutricionista, periodicamente. alguns projetos relacionados à merenda escolar: Avaliação Nutricional e Alimentação Saudável; Semana da Alimentação Escolar; Merendeira capacitada e alimentação de qualidade; e  Aceitabilidade da Alimentação Escolar.

As escolas da rede municipal têm seus estoques renovados constantemente, para garantir a qualidade do alimento servido aos pequenos sulparaibanos 

Nas unidades escolares municipais as crianças recebem até cinco refeições por dia. Nas escolas de ensino regular, os alunos contam diariamente com café da manhã e almoço, para os que estudam no turno da manhã, e almoço e lanche, para os que estudam no turno da tarde. Na Escola Municipal Prof. Melchior Del Blanco Miguel, primeira a oferecer ensino em tempo integral, os alunos contam diariamente com almoço, lanche e jantar. Nas creches, os pequenos sul-paraibanos recebem cinco refeições por dia: Café, colação, almoço, lanche e jantar.

Alunos satisfeitos

Todo o cuidado com a alimentação da criançada é compensado com os sorrisos e a satisfação de cada um nos refeitórios das escolas. A pequena Sara, durante seu almoço, elogiou: - A comida está gostosa, muito boa – disse a aluna da E. M. Andrade Figueira. A diretora da unidade, Ana Maria Oliveira afirma que a dispensa da escola está abastecida:

– A gente está recebendo a merenda, a dispensa está abastecida, com carne, frutas e tudo mais. A escola está abastecida, as crianças merendando com alimento adequado com nutrientes que favorecem a alimentação deles – disse a diretora da E. M. Andrade Figueira.

As escolas da rede municipal têm seus estoques renovados constantemente, para garantir a qualidade do alimento servido aos pequenos sulparaibanos 

E os elogios das crianças se repetem nas outras unidades de ensino de Paraíba do Sul:

– Almoço bom, comida está boa. Tem salada, arroz, tem muita coisa – explicou Rodrigo, aluno da E. M. Condessa do Rio Novo.

– Todo dia muda (o cardápio), a comida está ótima – elogiou Eliza também aluna da E. M. Condessa do Rio Novo.

– Está muito boa! Eu deixo de comer em casa para comer aqui. Aqui a gente come a vontade – explicou empolgado Caíque, aluno na E. M. Paulo Lacerda, no bairro Liberdade.

Todas as verduras e legumes utilizados na merenda em Paraíba do Sul são produzidos no próprio município

Legumes e verduras: produção na própria cidade
Outro dado importante sobre a merenda oferecida aos alunos da rede de ensino de Paraíba do Sul se refere à procedência dos legumes e verduras: todos são produzidos no próprio município, comprados dos produtores locais.

Além de movimentar a economia da cidade, a medida tem ainda outro grande benefício: a qualidade dos vegetais. Sem a necessidade de grandes deslocamentos, como acontece na maior parte dos municípios, os alimentos chegam às mesas das escolas sempre fresquinhos, conservando a maior parte de seus nutrientes.

Nenhum comentário: