Conheça o Prefeito

Marcinho
Quem é Marcinho? Essa pergunta é fácil de responder. Todos que viveram em Paraíba do Sul nos últimos 38 anos conhecem um pouco dessa história de muita luta e amor por essa terra.

Marcinho é filho do advogado e contador Denir e de Neusa, dona de casa exemplar, ambos membros da Igreja Batista. Seus irmãos, Denis e Nívea, hoje são bem sucedidos em suas atividades profissionais. É casado com a dentista Viviane, companheira de todas as horas e grande admiradora da coragem e determinação do marido. E pai da pequena Gabriela, o xodó do papai que tanta alegria traz para esta família.

Marcinho é nascido e criado no bairro da Grama, mais precisamente na Rua Marieta. E desde pequeno já se destacava por duas de suas principais virtudes: a criatividade e o espírito guerreiro. Sua infância foi igual a de muitos sul-paraibanos: o tempo era dividido entre a escola e as brincadeiras com amigos no Parque Salutaris, uma paixão que vem desde pequeno.

Marcinho terminou o segundo grau em Paraíba do Sul, onde também formou-se em técnico em contabilidade. E prontamente foi trabalhar junto com o pai, que possui um escritório na cidade. Pensando em se aprimorar, decidiu cursar administração: sim, como todo cidadão de Paraíba do Sul, ele também buscava dias melhores.

Mas algo incomodava aquele jovem cheio de sonhos: sua amada Paraíba do Sul podia mais! E antes mesmo de ingressar na política, começou sua luta pela cidade nas páginas do jornal A Folha. Através da seção “O Seu Problema é Nosso”, Marcinho denunciou o descaso das autoridades com seus irmãos sul-paraibanos; através de inúmeras reportagens, defendeu o Parque Salutaris, que por pouco não foi perdido para o setor imobiliário.

Ainda na Folha, Marcinho iniciou um trabalho social importantíssimo: reuniu amigos na chamada Força Jovem em Ação, que por anos e anos realizou a campanha Criança Feliz, que arrancou sorrisos de milhares de pequenos sul-paraibanos.

Foi nesta época que, a pedido da Força Jovem, Marcinho decidiu aumentar seu raio de atuação: como vereador, poderia auxiliar ainda mais a população de sua cidade na solução de seus problemas, na busca por mais dignidade e respeito. E foi à luta: candidatou-se a vereador em 2000, obtendo uma expressiva votação no maior movimento da juventude já visto em Paraíba do Sul. Pena que, devido à legenda partidária, ele ficou de fora.

Tente outra vez: este foi o lema entoado por sua legião de seguidores em 2004, quando Marcinho novamente concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores. Desta vez, uma explosão de alegria com a eleição do jovem. Na época, poucos sabiam que estava para nascer um dos mais aguerridos defensores do povo sul-paraibano. E Marcinho não decepcionou.

Ao assumir uma cadeira no Poder Legislativo sul-paraibano, Marcinho já mostrou que estava lá para trabalhar. E logo na primeira semana apresentou mais de uma dezena de projetos que poderiam transformar a realidade do município. Desde então, foram leis, indicações e inúmeros requerimentos, que o fizeram ter sido eleito o melhor vereador da cidade por 11 institutos de pesquisa diferentes. Até mesmo a Câmara Municipal reconheceu o trabalho de Marcinho: no início deste ano ele recebeu um certificado oficial afirmando que nos últimos 30 anos foi ele o vereador que mais apresentou projetos de lei de relevância para a população sul-paraibana.

Em 2012, com uma campanha limpa e inovadora, Marcinho, ao lado de Mariangela, conquistou os moradores de Paraíba do Sul e foi eleito prefeito do município com a maior votação da história, 16.002 votos, que representaram 63,16% dos votos válidos. Após a eleição, Marcinho realizou outro feito inédito na história política da cidade: voltou a cada bairro para agradecer sua votação, demonstrando não só humildade, mas também respeito aos sul-paraibanos.

Desde então, o prefeito eleito de Paraíba do Sul vem trabalhando na transição de governo e na formação de sua equipe. Marcinho também está realizando contatos com autoridades federais e estaduais a fim de que todos possam contribuir para o tão sonhado desenvolvimento de Paraíba do Sul. A mudança está só começando...