sexta-feira, 10 de junho de 2016

Rede de WiFi já atende mais de quinhentas pessoas na zona rural de Paraíba do Sul


A internet a cada dia apresenta novas ferramentas para facilitar a vida das pessoas, são aplicativos de comunicação, site de notícias, redes sociais e outras inúmeras formas de disseminar as informações. Pensando em solucionar os problemas que a falta de sinal telefônico trazia aos moradores da zona rural de Paraíba do Sul, a Prefeitura do Município viabilizou a instalação de uma antena de wi-fi em Sardoal, no distrito de Inconfidência, com diversos pontos de distribuição espalhados pela localidade. O alcance da rede abrange todo o centro de Sardoal e a Prefeitura Municipal já anunciou que existem projetos para levar brevemente o sinal para Cavaru e outros pontos da Zona Rural ainda este ano. 
 
A cidade conta também com outros pontos de internet no município, são elas: Estação de Werneck, Parque Salutaris, Jardim Velho, Câmara Municipal, Estação de trem do centro e Rodoviária nova.
"Sabemos da importância de disponibilizar internet gratuita para a população, especialmente para aqueles que não podem ter internet em casa. Pensamos naqueles que querem realizar inscrições para concursos, vestibular, realizarem pesquisas escolares e até mesmo se comunicarem e divertirem."

Internet em Sardoal auxilia nos serviços de saúde
De acordo com a Secretaria de Saúde a Unidade Básica de Saúde de Sardoal hoje utiliza a rede de wifi para avisar aos moradores os dias de consulta, ou desmarcarem quando necessário.
Além disso, o SAMU disponibiliza um aplicativo para chamadas de emergência que com a internet tem sido muito utilizada. "Antes para fazer uma chamada de emergência tínhamos que subir em algum lugar e ficar buscando um sinal de emergência, demorava em média uma hora e meia para recebermos um socorro. Agora com acesso à Central do SAMU pela internet, conseguimos que o socorro chegue com uns 40 minutos, aumentando muito as chances de atender aos pacientes. Nós nem imaginávamos que a internet traria tantos benefícios para a população de Sardoal" - declarou a enfermeira Alexandra Basílio de Melo.
Alunos da Escola Norberto Leal usam a internet como fonte de aprendizado
A instalação da antena de wifi desencadeou muitas mudanças na forma de estudar dos alunos da Escola Municipal Norberto Leal, hoje os professores podem passar pesquisas sobre temas variados para que os alunos busquem e apresentem uma visão, trazendo também para a sala de aula inovações divulgadas na internet.
Segundo a professora Luciane Custódio Almeida, a internet melhorou muito o desempenho dos alunos, pois agora tem um novo meio de incentivá-los a buscar novos conhecimentos. "Nós temos grupos de conversa, onde os alunos discutem e tiram dúvidas, além de um ajudar o outro com pesquisas e novidades encontradas. Hoje os alunos da zona rural estão tão atualizados quanto os de qualquer outra escola, isso aumentou nossa motivação e vontade de aprender e ensinar mais"


Nenhum comentário: