segunda-feira, 6 de junho de 2016

Dia Mundial do Meio-Ambiente: Paraíba do Sul tem muitos motivos para comemorar

No dia 05 de junho é celebrado o dia mundial d meio-ambiente. Esta data foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

                A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.
                As ações humanas geraram um enorme prejuízo ao meio-ambiente. Sofremos com o desmatamento, poluição do ar, da água, do solo, a ocupação desordenada, chuvas torrenciais, tempestades provocadas pelo aquecimento global.  É de suma importância que sejam executadas ações para preservar o que ainda existe e recuperar o que foi degradado.
                Paraíba do Sul tem muito a se orgulhar no que se refere ao meio-ambiente.  No governo Marcinho a cidade deu um salto de qualidade nas questões ambientais. Dezenas de projetos foram implantados voltados na conservação e recuperação do meio-ambiente.
                "Desde o início do Governo, Marcinho nos orientou que queria fazer de Paraíba do Sul uma cidade sustentável. Estamos caminhando e sabemos que há muito a ser feito, porém, podemos nos orgulhar do que conquistamos" - declara Nathália Mafra, Secretária do Ambiente e Agricultura.
                A Prefeitura criou duas áreas de Patrimônio Ambiental na Pedra da Tocaia e na Pedra de Monte Cristo. Realizou o reflorestamento de 50 mil mudas nativas da mata atlântica no Parque Salutaris e implantou a coleta seletiva. Essa ações fizeram com que o municípío integrasse a lista dos beneficiários do ICMS Verde, trazendo para os cofres públicos R$ 350 mil.
                Outros projetos importantes, foram o Projeto Bicho-Solto, que comemora um ano e já salvou dezenas de espécies no entorno do Parque Salutaris; a criação do Horto Municipal, onde os sul-paraibanos podem receber mudas de espécies nativas para reflorestamento e a criação do projeto Paraíba Mais Verde, que já plantou mais de 2500 árvores na zona urbana e agora chegou às escolas da rede municipal de ensino.
                Além disso, o Programa Rio Rural trouxe a proteção de 40 nascentes nas microbacias do Rio Fagundes e do Córrego da Cruz e investimentos em projetos produtivos sustentáveis que vêm mudando a realidade dos agricultores familiares do 3º Distrito.
                Existe em fase de implantação o Programa Produtor de Águas e o Pagamento de Serviços Ambientais que serão responsáveis pelo reflorestamento de 20 hectares de mata atlântica, na localidade de Sebollas.
                Na agricultura orgânica a prefeitura apóia a parceria com a ABIO e produtores para a certificação, oferece assistência técnica aos produtores, além de cursos de qualificação na área. Atualmente, possuímos 21 agricultores certificados dentro dos padrões exigidos pelo sistema de produção orgânico.
                A Gincana Verde faz o link da secretaria do Ambiente com os alunos da rede pública municipal. Neste ano, em sua segunda edição, o tema abordado foi SOS Água. Teve como objetivo trazer a discussão do problema da conservação das águas aos alunos e juntamente com eles apontar possíveis ações simples capazes de diminuir o impacto da ação humana no meio-ambiente.

Parque Fluvial é o nosso maior símbolo da defesa do meio-ambiente
                O Parque Fluvial, inaugurado em 15 de janeiro, é o maior símbolo da luta pelo meio- ambiente do Governo Marcinho. Foi construído com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e deu fim a uma multa ao município no valor de mais de R$ 16 milhões herdada por governos anteriores.
                A área em questão foi completamente devastada, sendo removida a mata ciliar e aterradas as margens do Rio Paraíba do Sul. Um crime ambiental no coração da cidade. Mas devido a uma luta constante da equipe do Governo Marcinho o drama acabou e a cidade ganhou um lindo parque voltado para atividades físicas e proteção ao Rio Paraíba do Sul.
                "Temos o orgulho de ter conseguido criar o parque fluvial. Acabamos com o mal-estar de vermos no centro da cidade um local degradado que gerava um passivo ambiental e financeiro para Paraíba do Sul. Hoje vemos as famílias visitando o local, os jovens e os idosos se exercitando. Fico feliz de ter conseguido realizar esta obra em prol do meio-ambiente em Paraíba do Sul" - comemora o Prefeito Marcinho.
               

                  

Nenhum comentário: