segunda-feira, 30 de maio de 2016

Familiares, alunos e professores participam da III Semana do Bebê de Paraíba do Sul

Na semana de 17 a 24 de maio foi realizada a III Semana do Bebê, com o tema principal "Todos juntos pela primeira Infância". A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros
Paraíba do Sul há 3 anos aderiu o projeto e vem realizando anualmente um evento com a participação de pais, alunos, professores e profissionais de diversas áreas, que trazem informações para disseminar práticas de cuidado com as crianças. Nesta edição foram realizadas atividades nas escolas durante toda a semana com o tema "resgatando as brincadeiras e histórias na educação infantil".

Além disso, familiares e equipe educacional participaram no dia 17 de maio de uma palestra com a enfermeira Helena Medeiro Silva, que é tutora da  Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Paraíba do Sul. O tema abordado pela profissional foi "Conversando sobre o aleitamento materno", onde a importância do leite materno e do contato com a criança nesta fase foi tratado, as mães presentes puderam tirar dúvidas e receber algumas dicas que facilitarão o dia-a-dia.

No dia 24 de maio, encerrando a Semana do Bebê, a palestra foi com a Fonoaudióloga pós-graduada em Saúde Pública, Elisangela Menezes  Guimarães, com o tema "Desenvolvimento da fala e linguagem da criança de 0 a 3 anos". Em seguida as crianças da Creche Dentinho de Leite fizeram uma apresentação cultural e também trouxeram um trabalho de inclusão que realizaram em sala de aula.


"A Semana do Bebê é um evento que damos muita importância, porque muitas pessoas não sabem, mas algumas características e habilidades desenvolvidas na primeira infância, são capazes de influenciar o futuro das crianças. Trabalhar com a família e a equipe educacional pode trazer informações de grande importância para eles e para as crianças. Temos muito orgulho de ter implantado esse projeto em Paraíba do Sul." - enfatizou a secretária de Educação Francine Fontainha. 

Nenhum comentário: