segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cidade da Criança terá centro de equoterapia

O local, além de atividades esportivas, artes mistas e pediatria recebeu o anúncio de que haverá também um centro de equoterapia para crianças com necessidades especiais


            Uma nova história está sendo construída para as crianças e adolescentes de Paraíba do Sul com a Cidade da Criança. O espaço está ficando maravilhoso. Existe uma equipe empenhada trabalhando com carinho e compromisso para que a obra seja inaugurada o quanto antes.

            O projeto que começou como um sonho distante, está tomando forma e na tarde de quarta-feira (18) o prefeito Marcinho anunciou que criará um centro de equoterapia para atender crianças com necessidades especiais. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo com uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
            Marcinho recebeu um convite do vereador Maurinho Branco para visitar Centro de Equoterapia de Petrópolis, uma iniciativa privada de Fernando Sodré, e chegando lá ficou encantado com o trabalho realizado e o resultado no desenvolvimento das crianças. Imediatamente o prefeito buscou contatos para viabilizar a criação de um centro de equoterapia na Cidade da Criança.
(FOTO equoterapia)


Prefeito Marcinho acompanha obras da cidade da Criança

            O Prefeito Marcinho está acompanhando dia a dia o andamento das obras.  Transformou-se num verdadeiro mestre de obras. Está supervisionando de perto, colaborando, contribuindo e motivando os operários.  O que se vê é que a equipe comprou a ideia e muitos acrescentam: “Meus filhos vão desfrutar disso aqui”.

            A Cidade da Criança é um projeto ambicioso e corajoso. Para muitos, alvo de críticas. Chegam a dizer que Paraíba do Sul não precisa de um espaço desse. O que seria mais importante para um município do que investir em educação e saúde? O que seria mais importante do que dar oportunidade para que as crianças e adolescentes pudessem ter acesso à educação continuada, praticar esportes em alto nível, receberem cursos profissionalizantes e ainda terem acompanhamento médico de qualidade? O que seria mais importante para crianças e adolescentes com deficiências do que terem acesso às praticas esportivas e educacionais nas mesmas condições dos que não possuem deficiências?
            Um espaço que atenderá 6 mil alunos crianças. Uma estrutura que não existe em nenhuma cidade da região. Sequer nas escolas da rede privada. O Prefeito Márcio Abreu ao ser indagado sobre a possibilidade de surgirem atletas com potencial para se profissionalizarem foi bem enfático: “A missão da Cidade da Criança é dar oportunidades, desenvolver talentos e educar. Caso aqui surja um atleta de ponta, ficaremos muito orgulhosos. Mas quero ver sair daqui um cidadão de bem, que não use drogas, que queira cuidar de sua família, que tenha consciência de que pode contribuir para a comunidade”.

                       
A Cidade da Criança tem a proposta de ser um
complexo educacional e esportivo

            No primeiro ginásio será construído a piscina semi-olímpica, coberta e aquecida. Existe espaço com almoxarifado para guardar os equipamentos e vestiários amplos. Nesse espaço serão praticadas modalidade como: natação em todas suas modalidades, pólo aquático e nado sincronizado.

            No segundo ginásio o espaço será voltado para a prática de ginástica artística, ginástica olímpica, dança, ballet e artes marciais. O espaço terá estrutura móvel podendo adaptá-lo ao esporte. O interessante que além de dar oportunidade aos profissionais locais que estão fazendo um belo trabalho, a ginástica artística será coordenada pela ex-técnica da seleção brasileira de ginástica olímpica e do Flamengo, Georgette Vidor, aquela que revelou atletas como Luiza Parente e Daniele Hypólito.

            À frente estão praticamente prontos o campo oficial e a pista de atletismo.  O campo foi construído utilizando o mesmo tipo de grama utilizado no gramado de São Januário, de ótima qualidade. Possui o sistema de drenagem utilizando tecnologia de ponta e as dimensões atendem as regras da FIFA. A pista de atletismo também segue os padrões oficiais. Possui 400 metros e está localizada em torno do campo. Além disso, existe o espaço de recuo para provas de 100 metros rasos. 
                                  
            Os galpões onde estavam funcionando o CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) estão sendo reformados e receberam a infraestrutura necessária para a realização de oficinas profissionalizantes, aulas de pintura, de música, reforço escolar, entre outras atividades. Terá  assistentes sociais, professores, pedagogos e psicólogos convivendo diariamente com as crianças e adolescentes.
           
            A Cidade da Criança também contará com espaço para educação ambiental. A mata ciliar do córrego do Inema, que passa aos fundos do complexo será recomposta o que vai colaborar para evitar erosões e o assoreamento do córrego. Será criada uma mini-floresta e um mini-horto com espécies nativas da mata-atlântica para que os alunos aprendam técnicas de manejo e cultivo. Além disso, será criada uma horta para que sejam feitas oficinas de agricultura, colaborando para que as crianças e adolescentes aprendam técnicas de cultivo.
             


Nenhum comentário: