terça-feira, 10 de maio de 2016

SAMU e UTI Móvel realizaram 1489 atendimentos em Paraíba do Sul de janeiro a maio deste ano

De acordo com levantamento da secretaria de saúde de Paraíba do Sul, foram atendidas, até o final do mês de abril, 1489 chamadas de emergência através dos serviços de UTI Móvel e SAMU.

O serviço de UTI Móvel está disponível para a população sulparaibana desde março de 2013. A ambulância fica na secretaria municipal de saúde a disposição das unidades hospitalares da cidade, para atendimento de casos com necessidade de transferências para um hospital que tenha o serviço de UTI.

A UTI Móvel tem um prazo de até 40 minutos após o chamado para chegar ao local e realizar o atendimento. A equipe de suporte avançado é sempre composta de médico, enfermeiro e condutor socorrista. No interior da ambulância estão a disposição aparelhos como desfibrilador/cardioversor, monitor cardíaco, ventilador mecânico, insumos para trauma, balão de oxigênio e medicações para quaisquer intercorrências clínicas emergenciais

Já o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pode ser acionado por qualquer pessoa gratuitamente por telefone através do número 192. Com o Samu, a saúde  está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde sendo técnico socorrista e condutor socorrista, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. Além disso, a ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. 

“Os serviços de atendimento de emergência são fundamentais para a população. Quando alguém sofre um acidente doméstico ou urbano, ou por algum motivo fica impossibilitado de se locomover, o atendimento do SAMU e da UTI Móvel garantem a segurança dos pacientes. É indispensável.” – relatou a 


Nenhum comentário: