quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sebollas recebe 20 hectares de reflorestamento de mata atlântica

No dia 22 de abril, Paraíba do Sul deu mais um grande passo em defesa do meio ambiente. Foi assinado o contrato para o reflorestamento de 20 hectares de mata atlântica na localidade de Sebollas, a partir do Programa Produtor de Águas que tem como foco o estímulo à política de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) voltados à proteção hídrica no Brasil.

            O Programa Produtor de Águas foi desenvolvido pela Agência Nacional de Águas voltado aos produtores rurais que se propõem a adotar práticas de manejos conservacionistas em suas terras com vistas a conservação de solo e água. Os benefícios gerados ultrapassam as fronteiras da propriedade e atendem a todos os usuários das águas da bacia hidrográfica do Rio Piabanha, os projetos prevêem a remuneração dos produtores participantes com base nos benefícios gerados em sua propriedade.
            A inserção de Paraíba do Sul é fruto da participação ativa da Secretaria do Ambiente e Agricultura no Comitê de Bacia do Piabanha (Ceivap) e no Comitê de Bacia de Paraíba do Sul (Agevap). “Desde o início do governo adotamos uma postura proativa em buscar projetos de conservação ambiental para o município. Participamos diretamente na elaboração dos projetos e na busca de recursos para que sejam implementados no município”, informa Nathália Mafra, Secretária do Ambiente e Agricultura.
            O projeto sul-paraibano será desenvolvido em parceria com instituto INNATUS com recursos  do Ceivap, que será o órgão fiscalizador das ações. O projeto será implantado em duas propriedades em Sebollas
 e até o fim do ano os 20 hectares de florestas serão plantados e toda a comunidade será beneficiada.
            “Os benefícios ambientais serão inúmeros: Produzir águas (dentro de 05 e 10 anos), sobretudo para área de recarga hídrica. Vai melhorar o microclima da localidade e da região. Tem um benefício social de garantir água para o futuro com o aumento de oferta de água para a população da região”, declara José Carlos Marques, diretor do INNATUS.
            A Secretaria do Ambiente e Agricultura desenvolverá um cadastro de produtores rurais para que novos projetos sejam inseridos para a política de Pagamento de Serviços Ambientais. “A ideia que nos transformemos num modelo na região com o PSA. Temos a oportunidade de sermos uma referência na gestão de recursos hídricos”, declara a secretária, Nathália Mafra.
            “A ideia é de que o município avance com essa política para a produção de água na região. Vai otimizar a utilização das propriedades rurais, pois o proprietário da área recebe pela manutenção do projeto, e colaborar com a consolidação da política nacional de PSA ao longo do tempo”, acrescenta José Carlos Marques, diretor do INNATUS.


Nenhum comentário: