segunda-feira, 6 de junho de 2016

Merenda escolar é premiada mais uma vez na gestão do Prefeito Marcinho

Na manhã desta quinta-feira (02), a gestão do Prefeito Marcinho foi agraciada com mais uma premiação: Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ. A  premiação é oferecida pelo evento Green Rio - Rio Orgânico , realizado pela parceria entre SEBRAE-RJ, SESC e FIRJAN e tem como objetivo desenvolver uma plataforma de negócios que reúne  expositores, palestrantes, e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável.

                Dentro desse ambiente empreendedor voltado à economia verde, o Green Rio criou em 2015, indicadores de desempenho para avaliar a qualidade da merenda escolar. No período de um ano, foram avaliados aumento do uso de frutas e legumes, diminuição da utilização de produtos industrializados e, principalmente, realização de compra de alimentos locais.
                Paraíba do Sul é referência na qualidade da merenda escolar desde 2013 quando ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. "A Secretaria de Educação investe na qualidade da merenda, pois entende que a criança bem nutrida tem condições de desenvolver melhor a capacidade de aprendizagem" - opina Francine Fontainha, secretária de educação.
                No Governo Marcinho, foi dado foco à compra de alimentos produzidos por produtores rurais locais. Semanalmente, a Cooperativa de Agricultores Familiares entrega a todas as escolas e creches do município frutas e legumes que formam o cardápio balanceado desenvolvido por nutricionistas.
                Somado à qualidade dos alimentos há um trabalho que pouco aparece, mas que merece destaque. As merendeiras trabalham com carinho e afeto para garantir que nossas crianças estejam bem alimentadas. "Realizamos treinamentos, qualificamos e motivamos nossas merendeiras para que possam realizar seu trabalho da melhor forma possível. Elas entenderam a importância do trabalho e são as melhores em tudo que fazem" - declara o Prefeito Marcinho.
                O Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ foi entregue na Marina da Glória, Rio de Janeiro e as cidades de Paraíba do Sul e Três Rios foram campeãs absolutas no Estado. Esteve presente para receber o prêmio uma comitiva composta pelo Prefeito, a Secretária de Educação e algumas merendeiras da rede pública municipal. "Esta é mais uma conquista dos sul-paraibanos. Dedico esse prêmio a todos os membros da nossa equipe que se empenham dia a dia para  dar às nossas crianças o carinho e atenção que merecem" - encerra o Prefeito Marcinho.
Uma gestão marcada por grandes premiações
                Esta não foi a primeira vez que o Governo Marcinho recebeu reconhecimento de órgãos técnicos sobre os programas desenvolvidos no município. Já em 2013 , o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, coroou um início de trabalho que geraria muitos frutos.
                Em 2014, o apoio ao desenvolvimento da agricultura orgânica levou o Marcinho a receber o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o tema: Desenvolvimento da Agricultura Familiar por meio da produção agroecológica .
                Em 2015, a força do trabalho continuou pungente. Paraíba do Sul, recebeu o prêmio Brasil Sorridente oferecido pelo Ministério da Saúde, devido ao trabalho realizado na área de Odontologia do município.
                Em 2016, uma avalanche de prêmios. Na edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Paraíba do Sul concorreu com dois projetos e foi premiada em ambos. Empreendedorismo Rural Sustentável  em Paraíba do Sul  e Simplificação para formalização dos Pequenos Negócios – Desburocratização e Formalização foram os vencedores.
                Agora, Paraíba do Sul recebe mais um prêmio para a merenda escolar: O Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ.

Conheça melhor os prêmios recebidos na Gestão do Prefeito Marcinho

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013

O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pelo Instituto Ação Fome Zero (AFZ) e Ministério da Educação e vencido pelo prefeito Marcinho, estabeleceu a merenda de Paraíba do Sul como a melhor do estado do Rio de Janeiro e uma das melhores do país em 2013. Paraíba do Sul foi o único município da região sudeste a receber a premiação.

"A competência dos profissionais da Secretaria de Educação, a dedicação da nossa nutricionista e das nossas queridas merendeiras foram os grandes diferenciais para vencermos o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que é motivo de orgulho para todos os sul-paraibanos. Essa é uma conquista de um governo que trabalha sério, principalmente para melhorar a vida de nossas crianças e adolescentes" – disse o Prefeito Marcinho.


Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
                Em 2014, pela primeira vez na história, Paraíba do Sul foi premiada na categoria pequenos negócios no campo com o projeto Desenvolvimento da Agricultura Familiar por meio da produção agroecológica .
                Este projeto abordou o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Ambiente e Agricultura no apoio ao desenvolvimento da agricultura orgânica no município, a qualificação dos trabalhadores rurais, a melhoria de estradas vicinais e a criação da FEIRARTE como canal fundamental para a melhoria da comercialização da produção.
                Parte principal desta projeto, a criação da FEIRARTE resolveu um problema antigo dos produtores e feirantes de Paraiba do Sul. "Durante anos, a feira foi jogada de um lado para o outro. A gente vendia pouco e a feira era muito bagunçada. Agora praticamente dobramos as vendas e na Praça Garcia a FEIRARTE ficou muito boa mesmo" - declarou o Sr. Juca, feirante há 28 anos.
                Em 2016, o município concorreu em duas categorias e foi premiado em ambas. Em pequenos negócios no campo, o projeto Empreendedorismo Rural Sustentável em Paraíba do Sul destacou o desenvolvimento do Programa Rio Rural, que está aportando R$ 500 mil nas microbacias do Rio Fagundes e Córrego da Cruz. Além disso, o ampliação da rede de apoio na comercialização na FEIRARTE, foram abordadas questões de previdência social, legalização de empreendimentos rurais, desenvolvimento da agroindustria.
                Na categoria desburocratização e formalização, o projeto Simplificação para formalização dos Pequenos Negócios destacou Criação da Sala do Empreendedor, abrindo um espaço exclusivo para o atendimento de micro e pequenos empreendedores diminuindo o tempo para a emissão de alvará de até 6 meses para 48 horas. Emissão da licença ambiental em Paraíba do Sul antes realizada apenas em Volta Redonda. Diminuição da carga tributária com a redução da alíquota de ISS de 5% para 2 %. Criação dos distritos industriais da Barrinha, de Barão-de-Angra e Vieira Cortês, onde encontram-se em instalação empresas que gerarão algo em torno de 100 empregos. 
                                Prêmio Brasil Sorridente 2015
                Criado em 2005 pelo Conselho de Odontologia e Ministério da Saúde o Prêmio Brasil Sorridente vem premiando os municípios que se destacam na efetivação de políticas públicas de saúde bucal.
                Foram premiados os cinco primeiros municípios de cada estado. Paraíba do Sul ficou em 3º lugar, na categoria para municípios de até 50 mil habitantes. O Prêmio foi entregue na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
                A expectativa para que Paraíba do Sul continue se destacando no atendimento odontológico. A Prefeitura está adquirindo dezessete consultórios odontológicos que substituirão os antigos nas Unidades Básicas de Saúde. Implantará uma sala de cirurgias bucais de alta complexidade no Hospital Nossa Senhora da Piedade.
                "Estamos avançando em passos largos no atendimento odontológico em Paraíba do Sul. Conheço algumas cidades e dificilmente vemos a estrutura oferecida aqui. O Governo nos orienta e investe para que os sorrisos dos sul-paraibanos sejam mais saudáveis e mais bonitos" - destaca a odontóloga, Dr. Lara Pinheiro.   

Uma trajetória marcada por premiações


                Marcinho exerceu 2 mandatos como vereador e aprovou leis importantes para o desenvolvimento de Paraíba do Sul. Isso desencadeou com que Marcinho fosse premiado por diversos órgãos de pesquisa popular, rendendo 40 prêmios como vereador, sendo reconhecido pela própria câmara de vereadores em 2011 como o vereador que mais aprovou projetos de lei de relevância, como por exemplo aumento do tempo da licença maternidade para servidora pública municipal para 6 meses; Ficha limpa municipal, que proíbe pessoas que estejam condenados e recorrendo em segunda instância de assumam cargos comissionados, entre outros. "Os prêmios nunca foram uma meta, sempre foram consequência de um trabalho desenvolvido de coração. Embora meia dúzia fique querendo desconstruir nosso trabalho, ficamos felizes pelo reconhecimento, de órgãos técnicos nacionais e estaduais, do trabalho feito em nossa gestão. Antes nenhum outro governo recebeu prêmios como o nosso. Isso nos orgulha, pois nossa equipe se dedica diariamente para criar ações que melhorem a vida dos sul-paraibanos. Por isso  que repito: Numa crise dessa dimensão estamos conseguindo gerir um município com recursos escassos e com uma demanda reprimida por serviços públicos de qualidade e estamos vencendo esta batalha”. - Declarou emocionado o prefeito Marcio Abreu, ao receber a premiação geral de merenda escolar saudável. 

Nenhum comentário: