sexta-feira, 5 de abril de 2013

1ª Semana de Capacitação da rede municipal de ensino marca início do ano letivo 2013 em Paraíba do Sul


A Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Educação, realizou na última semana a abertura oficial do ano letivo 2013 com a 1ª Semana de Capacitação da Rede Municipal de Ensino. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Marcinho, da vice-prefeita, Mariangela Brick Santos, de secretários municipais e dos vereadores Marcinho de Werneck, Francisco da Saúde, Maninho Magdalena e Mário Sérgio, entre cerca de 250 profissionais da rede de ensino.

A capacitação que aconteceu no CIEP Municipalizado Haroldo Machado de Barros teve palestras com o objetivo oferecer novas qualificações aos educadores. Na terça-feira (2), o evento contou com a palestra da psicóloga escolar Cibele Fernandes, especialista em neuropsicológica pela divisão de psicologia da FMU-SP, que teve como público-alvo os educadores do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, NUMEES, EJA. Cibele falou sobre os Transtornos da Aprendizagem e Distúrbios Neuropsiquiátricos que interferem no processo de escolarização, com o objetivo de contribuir para que os profissionais da educação sejam capazes de compreender e trabalhar com os alunos com necessidades educativas especiais, a partir de uma abordagem neuropsicológica e psicopedagógica.

Na quarta-feira (03), a palestra direcionada para os professores do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental foi ministrada pela mestra em letras e comunicação pela UPM-SP e psicóloga pela PUC-SP, especialista em neuropedagogia pela FACED-SP, Carla M. R. Rodrigues. Com o tema Ensino da Leitura e Estratégias Específicas para o desenvolvimento das habilidades da leitura e da escrita no ensino básico, Carla explicou a importância da formação continuada de docentes que atuam na educação básica, instrumentalizando e ampliando os conhecimentos necessários para o ensino das habilidades leitoras e escritoras de seus aprendizes.

Francine Fontainha, secretária municipal de Educação, destacou a importância na formação continuada dos profissionais rede de ensino

Na quinta-feira (04) a palestrante Sônia Reis formada em arte-educadora, pedagoga, professora especialista em neurociência pedagógica e neuropsicológica, falou para os profissionais da educação infantil sobre emoção, atenção e memória, com o objetivo de contribuir também para eles sejam capazes de compreender e trabalhar com os alunos com necessidades educacionais especiais, a partir de uma abordagem neuropsicológica e psicopedagógica.  

A Secretaria de Educação, compromissada em garantir o direito da qualidade do ensino, acredita que a formação continuada dos profissionais da educação precisa ser uma construção permanente.

- Precisamos assegurar a atualização de conhecimentos indispensáveis da prática docente, proporcionando nova reflexão sobre a ação profissional, bem como, os meios para aprimorar o trabalho pedagógico. A abertura para novos conhecimentos é manter-se em sintonia com os paradigmas atuais, garantindo o vínculo com as diferentes gerações - ressaltou a secretária de Educação Francine Fontainha.

Nenhum comentário: