Membros do INEA (Instituto Estadual do Ambiente)
estiveram junto aos gestores, orientadores pedagógicos e demais funcionários da
rede de ensino de Paraíba do Sul para realizar a capacitação e torná-los aptos
a participar ativamente do Programa de Coleta Seletiva. Representantes das
escolas e creches do município receberam no Theatro Municipal Mariano Aranha, a
certificação de participação da coleta.
O projeto foi desenvolvido pelas secretarias de
Educação e Ambiente e Agricultura. A cerimônia contou com a participação do
Prefeito Marcinho e diversas autoridades, que puderam conhecer o trabalho de
conscientização realizado pelos professores e as etapas da implantação do
programa de coleta seletiva em cada escola. “Estou muito feliz porque as
crianças das escolas estão sendo envolvidas de maneira efetiva na Coleta
Seletiva. Agradeço de coração às professoras e demais funcionários que estão
trabalhando diretamente com o projeto, que hoje é uma realidade de sucesso em
nosso município”, salientou o prefeito.
A Assessora
da Presidência do INEA, Rose Alves, que prestou o serviço de capacitação dos
gestores do município para a implantação do programa falou sobre o projeto. “A
resposta do município ao Programa de Coleta Seletiva foi positiva e com o apoio
de todos foi implantado inicialmente em uma área piloto, recebendo adesão de
72% da população, número considerado elevado para o início da implantação. Hoje
toda a área urbana de Paraíba do Sul já é coberta pela coleta seletiva e por
enquanto a área rural possui pontos de entrega voluntária dentro das escolas,
com previsão de expansão para as demais propriedades rurais”. – afirmou a
assessora.
Foram realizados vários encontros com os
profissionais da educação. Nessas oportunidades eles puderam conversar com
técnicos do INEA sobre o sucesso do programa em escolas por todo Rio de Janeiro
e já começar a preparar a implantação em Paraíba do Sul.
De acordo com o INEA, a escola possui, entre outros, o papel de multiplicar o
conhecimento assim como as boas práticas. Ela tem um compromisso não só com os
alunos, mas também com a comunidade do seu entorno. Dessa forma, a escola
apresenta uma função estratégica, tornando-se referência para algumas
comunidades como um Local de Entrega Voluntária (LEV) dos recicláveis. Neste
sentido, a escola é uma instituição chave na implantação da experiência Piloto
de coleta seletiva, sendo os primeiros pontos dos roteiros da coleta seletiva.
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