segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Programa Coleta Seletiva Solidária: Escolas e creches de Paraíba do Sul recebem certificação do INEA



Membros do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) estiveram junto aos gestores, orientadores pedagógicos e demais funcionários da rede de ensino de Paraíba do Sul para realizar a capacitação e torná-los aptos a participar ativamente do Programa de Coleta Seletiva. Representantes das escolas e creches do município receberam no Theatro Municipal Mariano Aranha, a certificação de participação da coleta.

O projeto foi desenvolvido pelas secretarias de Educação e Ambiente e Agricultura. A cerimônia contou com a participação do Prefeito Marcinho e diversas autoridades, que puderam conhecer o trabalho de conscientização realizado pelos professores e as etapas da implantação do programa de coleta seletiva em cada escola. “Estou muito feliz porque as crianças das escolas estão sendo envolvidas de maneira efetiva na Coleta Seletiva. Agradeço de coração às professoras e demais funcionários que estão trabalhando diretamente com o projeto, que hoje é uma realidade de sucesso em nosso município”, salientou o prefeito.

A Assessora da Presidência do INEA, Rose Alves, que prestou o serviço de capacitação dos gestores do município para a implantação do programa falou sobre o projeto. “A resposta do município ao Programa de Coleta Seletiva foi positiva e com o apoio de todos foi implantado inicialmente em uma área piloto, recebendo adesão de 72% da população, número considerado elevado para o início da implantação. Hoje toda a área urbana de Paraíba do Sul já é coberta pela coleta seletiva e por enquanto a área rural possui pontos de entrega voluntária dentro das escolas, com previsão de expansão para as demais propriedades rurais”. – afirmou a assessora.
Foram realizados vários encontros com os profissionais da educação. Nessas oportunidades eles puderam conversar com técnicos do INEA sobre o sucesso do programa em escolas por todo Rio de Janeiro e já começar a preparar a implantação em Paraíba do Sul.

De acordo com o INEA, a escola possui, entre outros, o papel de multiplicar o conhecimento assim como as boas práticas. Ela tem um compromisso não só com os alunos, mas também com a comunidade do seu entorno. Dessa forma, a escola apresenta uma função estratégica, tornando-se referência para algumas comunidades como um Local de Entrega Voluntária (LEV) dos recicláveis. Neste sentido, a escola é uma instituição chave na implantação da experiência Piloto de coleta seletiva, sendo os primeiros pontos dos roteiros da coleta seletiva.

Nenhum comentário: