quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Capacitação de profissionais da saúde sobre manejo da febre maculosa prepara profissionais para melhor atender à população



Com a preocupação de fortalecer estratégias de prevenção da febre maculosa no município, a Prefeitura de Paraíba do Sul realizou, através da Secretaria de Saúde, uma capacitação de manejo clínico sobre a doença para profissionais da Saúde da Família. A qualificação, direcionada para médicos e enfermeiros das unidades de saúde da família aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10 de novembro, no cinema popular Nívea Stelmman, com objetivo de promover orientações sobre ações prevenção e facilitar o diagnostico de sinais e sintomas e as formas de tratamento
A capacitação foi ministrada pela enfermeira e coordenadora do departamento de epidemiologia Edilaine Ramos, que promoveu uma discussão sobre a doença com base nos subsídios recebidos do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Estadual do Rio de Janeiro. A  partir desses dados as equipes da saúde orientarão os moradores sobre as formas de prevenir a febre maculosa. 


“Essa capacitação é um produto da educação permanente que vem trabalhando as orientações e qualificações das equipes de acordo com as reais necessidades de saúde pública do município. Tendo em vista a suspeita de casos de febre maculosa no estado do Rio de Janeiro é importante que as equipes estejam atualizadas para cuidar melhor da população e detectar precocemente qualquer caso suspeito. Para a população, o ganho está em ter uma equipe qualificada para atendê-los de acordo com os Protocolos Clínicos, garantindo-lhes uma assistência de qualidade”  - destacou a Coordenadora da Atenção  Básica de Saúde da Família, Graziela Barbosa Freitas Scoralick.
No dia 13 de novembro acontecerá outra capacitação sobre manejos clínicos da febre maculosa, voltada para técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde da família.         

Nenhum comentário: