quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Rio Paraíba do Sul recebe limpeza de suas margens através do Programa Limpa Rio

O Programa Limpa Rio iniciou o trabalho de desassoreamento
 e limpeza das margens do Rio Paraíba do Sul
O Programa Limpa Rio continua promovendo a limpeza das margens dos rios em Paraíba do Sul. Nesta terça-feira, dia 25 de novembro, o trabalho foi iniciado próximo a ponte do centro da cidade com o desassoreamento e limpeza das margens do Rio Paraíba do Sul. O Programa Limpa Rio é uma parceria entre INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Governo do Estado - através do Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Francisco Portinho - e Prefeitura de Paraíba do Sul, através da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

A limpeza do Paraíba do Sul começou por um trecho onde existe um desvio do leito do rio, cuja área de passagem é prejudicada pelo baixo nível das águas, pelo acúmulo de lixo e de galhos de árvores, o que acarreta mau cheiro. Outro problema a ser evitado é o consequente aparecimento do mosquito da dengue, já que alguns desses pontos concentram água parada.

“Além de desobstruirmos o canal, também vamos deixá-lo no mesmo nível do rio, possibilitando assim a passagem de água pelo canal e evitando o acúmulo de sujeiras no local”, explicou o coordenador de Parques e Jardins da Prefeitura Municipal, Gilson Miguel Alves, exemplificando como o trabalho será realizado.

Segundo o coordenador do Programa Limpa Rio em Paraíba do Sul, Wellinton Reis, o trabalho vai acontecer por duas semanas. “Já estamos programados para, ao acabarmos aqui (canal próximo a ponte), irmos para o outro lado do rio, atrás do shopping. Então seguiremos até o Colégio Tim Lopes no bairro Liberdade com a limpeza de toda essa extensão”, concluiu.   

O Prefeito Municipal, Márcio de Abreu Oliveira visitou o local, juntamente com os vereadores Francisco da Saúde e Dr. Alessandro Bouzada. “Esse é um trabalho de extrema importância para a população sul-paraibana, cujo objetivo principal é a preservação da vida e dignidade de nossa gente. Diante da forte chuva que assolou a cidade na última segunda-feira, nenhum ponto foi afetado com alagamento. Esses são já os primeiros resultados do Programa Limpa Rio”, ressaltou Marcinho.

O prefeito Marcinho visitou o local, juntamente com os
 vereadores Francisco da Saúde e Dr. Alessandro Bouzada

O trabalho realizado pelo Programa Limpa Rio foi iniciado em junho deste ano em Paraíba do Sul. Deste então, a cidade recebeu, em diversos bairros, um trabalho preventivo para que neste período chuvoso não venham acontecer problemas com alagamentos.

Os bairros contemplados com a limpeza e desassoreamento dos córregos e ribeirões foram: Bela Vista, Caminho de Dentro, Fernandó e Santo Antônio. Além do Distrito de Sebollas que também recebeu o Programa Limpa Rio.


Nenhum comentário: