quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Primeiro Encontro do COGEM regional sul acontece em Paraíba do Sul

Secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra
 abrindo o 1º encontro de COGEM Regional Sul em Paraíba do Sul

Aconteceu nessa quarta-feira, 12 de novembro, no Theatro Municipal Mariano Aranha de Paraíba do Sul o Primeiro Encontro de Comitês de Gestores de Microbacias Hidrográficas (COGEM) regional sul. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Paraíba do Sul através da Secretaria do Ambiente e Agricultura e Programa Rio Rural, e teve objetivo de reunir e promover a troca de experiências entre cinco Comitês COGEM regional sul.

O evento contou com a presença da Secretária do Ambiente e Agricultura Nathália Mafra, a Subsecretária de Agricultura e Agropecuária, Maria Fernanda Cunha, o Supervisor Local da EMATER, Geraldo Rivello Pereira, os Assessores Técnicos Regionais, Nelson Pentagna e Rafael Pereira, entre outros representantes das microbacias de Paraíba do Sul, Petrópolis, Rio das Flores, Paty do Alferes e Miguel pereira.

Na ocasião, representantes das microsbacias trocaram experiências e apresentaram trabalhos realizados pelo programa Rio Rural, quando destacaram a importância e benefícios do desenvolvimento rural sustentável. O programa Rio Rural objetiva levar desenvolvimento ao produtor rural de forma sustentável visando à preservação dos recursos naturais.

O projeto teve início em Paraíba do Sul em maio de 2014, em duas microbacias, sendo a do Rio Fagundes – que engloba as comunidades de Rio Manso, Sardoal e Rio Acima, além das microsbacias do Córrego da Cruz, que abrange a comunidade de Sebollas. Para desenvolver os projetos que irão beneficiar os produtores das microbacias envolvidas é formado, em cada microbacia, um conselho gestor do COGEM. As pessoas desse conselho representarão todo o grupo.

Para a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, o programa é de grande importância para o município, pois vai desenvolver a produção de forma conservacionista e incentivar o associativismo nas comunidades envolvidas nas diversas cadeias produtivas. “Essas ações são de relevância fundamental para a conservação do meio ambiente, o que influencia diretamente na qualidade de vida da nossa população”, finalizou.



Nenhum comentário: