terça-feira, 4 de novembro de 2014

Prefeitura Municipal realiza I Mesa Redonda e Mostra de Jogos



Na última sexta-feira, 31 de outubro, a Prefeitura de Paraíba do Sul promoveu, através da Secretaria de Educação, a I Mesa Redonda e Mostra de Jogos Pedagógicos, do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O tema central do evento, cujo objetivo é assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até oito anos de idade foi “Jogos Matemáticos na Alfabetização”.

O evento foi realizado no CIEP Municipalizado Haroldo Machado de Barros e contou com a participação dos gestores, pedagogos e professores 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental do nosso município.

Foram apresentadas experiências vivenciadas nas salas de aula pelas professoras Juliana Medeiros, da Escola Municipal Professor Melchor Del Blanco Miguel; Juliane Guedes, do Núcleo Especializado de Educação Especial Manoel Vaz – NUMEES; Lina Carem, do CIEP Municipal Haroldo Machado de Barros e Professora Vilma Vicente da Escola Municipal Professor Manuel Gonçalves D’ Ascensão.

Para finalizar, a professora Beatriz Portugal, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeito (UFRJ) no programa de Alfabetização na Idade Certa, abordou a exposição dialogada, que proporcionou uma grande reflexão da prática escolar.

O PNAIC faz parte do compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, apoiando-se nos seguintes eixos de atuação:  Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologia educacionais; avaliações sistemáticas e controle social.

Nenhum comentário: