segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Técnicos do IPHARJ visitam Sebollas para a Expedição Tiradentes

Projeto Tiradentes Vivo e Revelado passa por Paraíba do Sul

Pesquisadores do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Barcelona, Irlanda e Londres estiveram em Sebollas para a 1ª Expedição Tiradentes, que foi realizada dia 23 de novembro, domingo. A Expedição tem como objetivo a realização de pesquisas sobre as evidências da passagem de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes – pelo 3º Distrito do Município.

Segundo Getúlio Junior, Secretário de Planejamento Urbano do Município que tem acompanhado o desenvolvimento da Expedição do Caminho do Ouro de Parahyba do Sul, a visita foi muito produtiva. “A visita realizada por profissionais da IPHARJ (Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro) faz parte do Projeto Tiradentes Revelado & Vivo, que está explorando diversos locais por onde o Mártir da Inconfidência passou. Sua história está sendo recontada e essa história passa por Paraíba do Sul”, ressaltou Getúlio Junior.

Os pesquisadores da Expedição Tiradentes visitaram diversos locais históricos, colheram evidências e registraram suas impressões. “Foi apenas o primeiro passo de muitos que virão para a concretização desse Projeto. Em breve teremos novidades”, finalizou o Secretário.

Ligação de Tiradentes com o distrito de Sebollas

A história do distrito teve ligação com Tiradentes, pois o mesmo hospedava-se na Fazenda de Sebollas, que pertencia Dona Mariana Barboza de Mattos, viúva de Francisco Gonçalves Teixeira, quando passava pelo local em suas viagens, de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. Após sua morte, o corpo de Tiradentes foi esquartejado e as partes de seu corpo foram espalhadas pela estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. A cabeça foi exposta num poste, em Vila Rica (atual Ouro Preto). O resto de seu corpo foi dividido em quatro partes que ficaram expostas publicamente em vários locais onde teriam sido praticados atos de conspiração: Sebolas (Distrito de Paraíba do Sul), Varginha (localidade entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco), Borda do Campo (atual Barbacena) e Bananeiras ou Bandeirinhas (localidade próxima a Lafaiete). Salgou-se o local onde morava, com o objetivo de evitar o nascimento de plantas no local.

Tiradentes foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou nos domínios portugueses no continente americano mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. Também, o nome do movimento, "Inconfidência Mineira", e de seus participantes, os "inconfidentes", foi cunhado posteriormente, denotando o caráter negativo da sublevação – inconfidente é aquele que trai a confiança.


O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.


Nenhum comentário: