quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo começa neste sábado em Paraíba do Sul



Crianças de seis meses a cinco anos de idade devem ser imunizadas no PSF mais próximo de sua casa

Paraíba do Sul adere à Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo neste sábado, 8 de novembro. Todos os Postos de Saúde da cidade estarão abertos para atender as crianças de seis meses a cinco anos de idade.

A meta em Paraíba do Sul é vacinar cerca de 2,5 mil crianças e atingir um total de 95% da população nessa faixa etária. Segundo a coordenadora de Imunização do Centro de Atenção Materno-Infantil, Vanessa Caldas F. Holak, para atingir esse número a Prefeitura preparou uma espécie de posto volante nas zonas rurais, com o objetiovo de vacinar as crianças que moram em locais mais distantes do centro da cidade. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. 

A campanha vai até o dia 28 de novembro, data limite, para que os pais possam levar seus filhos no PSF mais próximo da sua casa de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Fonte: Com informações do Ministério da Saúde)

Nenhum comentário: