segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Conservação e proteção nos ribeirões da cidade são foco de ações da Prefeitura de Paraíba do Sul



O projeto “Mais Verde – Plante essa ideia” que é uma realização da Prefeitura de Paraíba do Sul, através da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e visa à proteção das margens de possíveis erosões, além de evitar o estreitamento do leito. Na última sexta-feira, dia 7, foram plantadas 85 mudas de árvores nas margens do Ribeirão do Lucas, no bairro Fernandó, dando continuidade ao “Mais Verde”. 
 
Máquina do Limpa Rio trabalhando na limpeza do Ribeirão do Lucas
Segundo o coordenador de Parques e Jardins, Gilson Miguel Alves foram plantadas diversas espécies, como Cabuí, Ipê, Cedro, Pau de Ferro, Pau Rei, Saboneteira, Quapuruvu e Xixá. Também foi plantada a Grama Amendoim - espécie cujas raízes são fortes para sustentar a inclinação de terra que se alastra com facilidade – que cria um visual bastante agradável.
Garça percorre o ribeirão em busca de alimento

Ainda de acordo com Gilson, o plantio vai continuar por toda a extensão do Ribeirão do Lucas, desde o bairro Bela Vista (Agronômica) até Fernandó. Ele também completou que serão plantadas nesse primeiro momento, de Santo Antônio a Fernando, cerca de mil mudas.

Programa Limpa Rio continua com limpeza e desassoreamento dos córregos e ribeirões

Paralelamente ao plantio de árvores, também acontece o Programa Limpa Rio, cujos trabalhos foram iniciados em junho deste ano com a limpeza e desassoreamento dos córregos e ribeirões de áreas críticas da cidade. Um dos principais pontos foi em Santo Antônio, com a retirada de mais de 12 caminhões de lixo.
 
Prefeito Marcinho acompanha o trabalho de plantio de árvores em Fernandó
Além de Santo Antônio, os bairros Bela Vista, Caminho de Dentro, Fernandó e Sebollas receberam um trabalho preventivo para o período chuvoso com o objetivo de oferecer melhores condições aos moradores e evitar problemas futuros com alagamentos. 
 
Projeto Limpa Rio continua trabalho no Ribeirão do Lucas
O objetivo de ações como o plantio de mudas e o Programa Limpa Rio é proteger, conservar e limpar os córregos e ribeirões. “Esses trabalhos vão recuperar a faixa marginal de proteção, que é uma área de preservação permanente. Peço também a colaboração da população para mantermos o ribeirão limpo”, concluiu a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra.
 
Trabalho de limpeza do córrego continua em Fernandó
O Programa Limpa Rio" é uma parceria entre INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Governo do Estado - através do Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Francisco Portinho - e Prefeitura de Paraíba do Sul.
Prefeito Marcinho durante o plantio de mudas

Nenhum comentário: