sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Merenda Escolar em Paraíba do Sul é reforçada com produtos orgânicos

A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, reforçou o cardápio da merenda dos alunos da rede municipal de ensino com produtos orgânicos. As Escolas e Creches Municipais de Paraíba do Sul recebem, toda terça-feira, uma cesta composta  de legumes e verduras variados. Além dos tradicionais alimentos, os alunos das escolas e as creches municipais agora estão consumindo um mix à base de produtos orgânicos.
    

            A iniciativa teve início no governo Marcinho, cuja a proposta é criar cardápios alternativos que possibilitem uma alimentação saudável e fomentem a produção de pequenos produtores. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) prevê que 30% dos recursos repassados Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser investidos na merenda nas escolas brasileiras devem ser destinados à aquisição dos produtos da agricultura familiar.

            O Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pelo Instituto Ação Fome Zero (AFZ) e Ministério da Educação, apontou a merenda de Paraíba do Sul como a melhor do estado do Rio de Janeiro e uma das melhores do país em 2014. O prêmio existe desde 2004 e esta é a primeira vez   que Paraíba do Sul é indicada e conquista a vitória.

            “A distribuição dos produtos orgânicos aqui na creche acontece toda terça-feira na parte da manhã, com vegetais fresquinhos, vindos da horta e de muita qualidade. Os alunos estão aceitando muito bem e os professores estão trabalhando a ideia de uma alimentação saudável com as crianças. Os pais estão presentes também participando e acompanhando a alimentação dos seus filhos e aprovam a nova merenda. Hoje Paraíba do Sul tem a melhor merenda do estado do Rio de Janeiro e  todos estão muito satisfeitos, pois é uma merenda de qualidade. Tudo isso fruto do ótimo trabalho do prefeito Marcinho que prioriza a educação e a vida de nossas crianças” - disse Selma Aparecida dos Santos, monitora da Creche Maria de Assis Capell.


            Os produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, podem ser encontrados também na Feira dos Produtores Agroecológicos de Paraíba do Sul, que acontece toda terça-feira na Praça Garcia, no centro da cidade.  A Feira é promovida pela Prefeitura de Paraíba do Sul através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, em parceria com EMATER e SEBRAE.

Nenhum comentário: