quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Paraíba do Sul vira referência no Brasil pela implantação e utilização do REGIN

 “O que estávamos pensando em termos de futuro já está acontecendo aqui em Paraíba do Sul”, afirmou consultor do Sebrae

O sucesso na implantação do REGIN em Paraíba do Sul está transformando o município em referência para diversas cidades do Brasil. Na manhã desta quinta-feira (09), o prefeito Marcinho recebeu a visita de um grupo que veio à Prefeitura conhecer os métodos utilizados pelo atual governo no aproveitamento e utilização do sistema. De acordo com a JUCERJA, Paraíba do Sul é um exemplo na utilização e aproveitamento do REGIN, sendo constantemente citada em fóruns, palestras, encontros e consultada por diversos municípios para receber orientações de como usar o sistema em sua totalidade.


Durante a reunião, o secretário municipal de Fazenda, Mauro Lúcio Zefferino e o chefe do Setor de Tributos, Luiz Rezende, apresentaram o sistema para o grupo de visitantes, composto pelo vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, César Medeiros; Jeconias Júnior e Marcelo Brito, do SEBRAE Nacional; Laura Maia, da Associação Brasileira dos Municípios; Marcos Alberto Campos, do Fórum Nacional dos Secretários, e Dasiomar Nogueira, secretário de Desenvolvimento do município de Anchieta (ES).

Prazo para abertura de empresas cai de 3 meses para 48 horas
Antes da implantação do REGIN em Paraíba do Sul, o andamento dos pedidos de alvarás demandava muito tempo, devido a idas e vindas entre diversas secretarias. Mesmo com toda agilidade possível, dificilmente um alvará era concedido em menos de 2 meses. Entretanto, em muitos casos poderia levar entre 3 a 5 meses. Com a implantação do REGIN, Paraíba do Sul passou a ter total controle de todas as empresas que estão se instalando, imediatamente após o cadastro de toda documentação na JUCERJA. Todas as secretarias envolvidas nas análises recebem, ao mesmo tempo, as informações da empresa. Cada secretaria faz a sua análise de maneira independente e o prazo caiu para até 48 horas. Muitas empresas comparecem à Prefeitura para solicitarem informações de como dar entrada no pedido de alvará e são surpreendidos com a notícia que seus alvarás já estão prontos.

Para o consultor do SEBRAE, Jeconias Júnior, o “case” de Paraíba do Sul vai contribuir para melhorar a gestão em muitos municípios brasileiros.


- As expectativas da apresentação foram todas atendidas. A gente pode constatar que o município de Paraíba do Sul realmente tem um caso de sucesso no que diz respeito a simplificação de processo de formalização das empresas. Hoje no país inteiro nós vivemos um dilema de como viabilizar nos municípios toda essa estrutura. E hoje podemos perceber que coisas simples que tornam isso viável, como a união da equipe, a determinação do prefeito, isso é mais importante do que qualquer aparato tecnológico e qualquer grande estrutura. E a gente sai daqui com uma missão que é mostrar que em Paraíba do Sul o pessoal está conseguindo fazer e que é possível fazer. E o que estávamos pensando em termos de futuro já está acontecendo aqui em Paraíba do Sul. Essa apresentação é uma mudança de rumo, porque o que a gente estava trabalhando antes em termo de utopia, de tentar descobrir como seria, nós constatamos hoje que as coisas estão acontecendo mesmo e que são possíveis. E que o município dependendo do porte, se tiver boa vontade, e determinação política as coisas acontecem de fato. Então a gente sai daqui muito satisfeito e feliz sabendo que é possível construir um mundo diferente e melhor - afirmou Jeconias Júnior.

Nenhum comentário: