segunda-feira, 6 de outubro de 2014

"A Coleta Seletiva mudou a minha vida pra melhor. Temos mais condições, mais dignidade", afirma catadora



Em pouco mais de dois meses, Programa de Coleta Seletiva muda a realidade de trabalhadores em Paraíba do Sul

Uma iniciativa de grande importância ambiental, mas que também tem a capacidade de mudar a vida de dezenas de famílias. Assim pode ser definido o Programa de Coleta Seletiva Solidária, que funciona em Paraíba do Sul desde junho deste ano. Projeto pioneiro do governo Marcinho, em parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, a coleta, desde a última quarta-feira (1), começou a ser levada a todos os bairros da cidade.
 
A participação da população vem superando as expectativas e é fundamental para o sucesso do projeto
De acordo com a Secretaria do Ambiente e Agricultura, o programa já é considerado grande sucesso. A participação da população superou todas as expectativas e o trabalho desenvolvido nas escolas municipais, onde os alunos desenvolvem ações de conscientização também é de extrema importância. Ainda segundo a secretaria, entre agosto e setembro foram realizadas importantes capacitações com gestores e funcionários da educação e agentes de saúde de todos os PSFs de Paraíba do Sul. Nas Escolas Municipais, que são Pontos de Entrega Voluntária (PEV), os alunos participam diretamente do programa junto com professores e orientadores.  
 
O projeto também compreende a assistência aos catadores, oferecendo todo suporte para que se formalizem através de cooperativa e se capacitem
A Coleta Seletiva também compreende a assistência aos catadores, oferecendo todo suporte para que se formalizem através de cooperativa e se capacitem. De acordo com a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, a intenção do município foi implementar um programa que não contemplasse apenas o viés ambiental, mas o social também. Por essa razão, os catadores, que desempenham há anos um serviço de utilidade publica e sempre estiveram à margem da sociedade, dessa vez foram incluídos e reconhecidos. O PANGEA – Centro de Estudos Socioambientais do Estado, vem auxiliando o município na capacitação dos catadores.
 
A Coleta Seletiva mudou a minha vida pra melhor. Temos mais condições, mais dignidade, afirma Denise Souza
Há seis anos trabalhando como catadora, Denise Souza vive uma nova realidade. Por muito tempo teve de conviver com o risco de acidentes e mais de uma vez chegou a se ferir com agulhas e cacos de vidro. Agora, ela diz que vive uma outra fase e comemora.

- Nossa situação melhorou muito, é bem melhor do que era antes. Era um sacrifício e a gente trabalhava com muito medo e com risco de se machucar e isso aconteceu várias vezes, não só comigo, mas com outros catadores. Agora temos melhores condições de trabalho e fica mais fácil fazer a coleta - disse.

Para Denise, a Coleta Seletiva chegou para mudar a realidade dos catadores, que antes não recebiam atenção do poder público: "A Coleta Seletiva mudou a minha vida pra melhor. É muito diferente do que era antes, temos mais condições, mais dignidade. E não mudou só a minha vida como a de todos os catadores do grupo, que trabalham mais felizes e motivados. Não é mais perigoso como era antes. Melhorou muito", disse.

Confira a nova rota da Coleta Seletiva Solidária em Paraíba do Sul
Segunda-Feira
Palhas, Brocotó, Lava Pés, Centro, Parque Salutaris, Eldorado, Limoeiro, Liberdade e Grama
Terça-Feira
Parque Niágara, Jatobá, Bela Vista, Amapá e Grotão
Quarta-Feira
Recolhimentos pontuais no comércio e indústrias (Barão de Angra)
Quinta-Feira
Werneck, Glória, Inema, Fernandó, Caminho de Dentro e Santo Antônio
Sexta-Feira
Palhas, Centro, Brocotó, Lava Pés e Parque Morone

Nenhum comentário: