quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Prefeitura realiza mutirão educativo sobre a febre maculosa



De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, até o momento nenhum caso da doença foi confirmado em Paraíba do Sul

Com objetivo de conscientizar a população sobre o perigo da febre maculosa, a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Divisão de Vigilância Ambiental, realizou na manhã dessa quarta-feira (07) um mutirão educativo sobre a doença. A ação aconteceu no Mingú, Cerâmica D’ Ângelo e em Barão de Angra.
 
Os agentes de endemias estão conscientizando a população sobre as formas de se prevenir da febre maculosa
O mutirão contou com a participação de todos os agentes de endemias, que entregaram de casa em casa um material informativo sobre o tema, orientando e esclarecendo os moradores sobre todas as dúvidas. A contaminação da febre maculosa é feita pela bactéria Rickettsia rickettsii, presente no carrapato Amblyomma cajennense, também conhecido como carrapato estrela ou carrapato de cavalo, que na sua forma jovem é chamado de micuim. Os principais animais hospedeiros do carrapato são as capivaras, cavalos, bois, porcos e gambás, sendo o pior deles a capivara, que tem tido a sua população aumentada nas margens do Rio Paraíba do Sul.

A contaminação se dá peça mordida pelo carrapato, que precisa ficar em contato com a pele humana por pelo menos quatro horas. Os sintomas são febre alta, dores de cabeça e no corpo, olhos irritados e pequenas manchas avermelhadas na pele. A pessoa infectada pode vir a óbito em poucos dias se a doença não for tratada corretamente.

A população deve evitar áreas infestadas por carrapatos. Se alguém for mordido, deve retirá-lo cuidadosamente com uma pinça, fazendo uma leve torção lateral. Não se deve esmagá-lo sobre a pele. Ao andar por áreas de risco, use roupas claras para melhor visualização. As barras das calças devem ser enfiadas nas botas. O corpo deve ser verificado, pelo menos, de duas em duas horas. Nos animais, devem ser aplicados carrapaticidas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento nenhum caso da doença foi confirmado em Paraíba do Sul. Quatro episódios estão sendo investigados. O trabalho de conscientização irá continuar nos próximos dias. Mais informações pelo telefone 2263-4761.


Nenhum comentário: