quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Secretaria de Saúde intensifica combate aos focos do mosquito da dengue


Paraíba do Sul não registrou nenhum caso da doença em 2013 

O município de Paraíba do Sul não registrou nenhum caso de dengue este ano. A informação é do setor de Epidemiologia da Secretaria municipal de Saúde, que vem intensificando o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da doença. Levantamento feito pela equipe da nova Prefeitura demonstra que, do dia 1º ao dia 22 de janeiro, nenhum registro de pessoa infectada pela dengue foi detectado no Sistema Único de Saúde. A rede particular também não notificou nenhum caso à rede pública.        

É no verão que a doença possui maior incidência, se tornando, às vezes, uma epidemia. Porém, graças ao trabalho de prevenção da Vigilância Ambiental, realizando visitas às residências do município em uma ação de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, Paraíba do Sul está livre desta doença até o momento. 

De acordo com dados da Vigilância Ambiental, Paraíba do Sul tem um índice considerado de Baixo Risco.

- Esse índice controlado é resultado de um trabalho contínuo da Vigilância Ambiental que atua no combate a dengue durante todo o ano, e não somente no verão, que é a época em que a doença tem seu maior índice de incidência – afirmou o chefe do setor, Luis Fernando Figueiredo.

O trabalho contínuo da Vigilância Ambiental é traduzido em números. Ao todo são 27 agentes, distribuídos em todos os bairros da cidade. Por dia, cada agente visita em média 25 residências realizando este trabalho de combate ao foco da dengue e outras endemias, obtendo o resultado de nenhum caso de dengue registrado no município.

Como combater o mosquito:

A Vigilância Ambiental recomenda uma série de ações que podem ser realizadas pelos próprios moradores, auxiliando no combate aos focos e criadouros do mosquito da dengue. São elas:

- Verificar se as caixas d’água, tonéis, galões, lixeiras e poços estão vedados; Escorrer a água e colocar areia em pratos de plantas ou de xaxim, dentro e fora de casa; garrafas e baldes vazios virados para baixo; ralos limpos e com tela; bandeja de ar-condicionado limpa e sem água; bandejas de geladeira sem água; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; vasos sanitários sem uso fechados; lonas de cobertura fechadas sem acumular água; piscinas e fontes sempre tratadas; calhas desentupidas; retirar a água parada e cobrir pneus velhos.

Nenhum comentário: