terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Com planejamento, nova Prefeitura minimiza problemas relacionados à enchente

Prefeito Marcinho acompanhou de perto todas as ações em auxílio às famílias atingidas

Na madrugada do último sábado (12), o rio Paraíba do Sul transbordou e afetou a vida dos moradores dos bairros Santa Josefa e Barão de Angra. A cheia provocou a inundação de ruas nas duas localidades e em parte do Centro da cidade, mas a ação rápida da nova Prefeitura minimizou os efeitos da enchente. O prefeito Marcinho acompanhou de perto durante todo o dia os trabalhos em auxílio às famílias, visitando os locais atingidos e coordenando as ações de governo.

No bairro Santa Josefa, algumas casas foram atingidas e duas famílias tiveram que ser retiradas pelas equipes da Prefeitura. Elas foram levadas para a Creche Olga Benário, no bairro Liberdade, onde receberam total apoio da Secretaria de Assistência Social. Em Barão de Angra, nenhum morador precisou deixar sua residência. Além da Creche Olga Benário, outras três unidades escolares ficaram de prontidão para receber os desabrigados: Creche Walter Vizeu Barbosa e Escola Paulo Lacerda, ambas na Liberdade, e Escola Sarah Faria Braz, em Barão de Angra.

- Todas as secretarias montaram um esquema especial para atender às famílias atingidas pela enchente. Felizmente conseguimos minimizar os efeitos da cheia com muito trabalho, mas, principalmente, com diálogo. Ouvimos os moradores e isso foi fundamental para que as ações atendessem às verdadeiras necessidades das comunidades atingidas – afirmou o prefeito Marcinho.

A Defesa Civil municipal acompanhou de perto a situação, monitorando a vazão do reservatório de Santa Cecília, em Barra do Piraí, e orientando os trabalhos das equipes de socorro. Lonas foram distribuídas às famílias que não quiseram deixar suas residências, a fim de que protegessem seus pertences. Cerca de 100 homens da nova Prefeitura foram mobilizados durante todo o final de semana para dar assistência aos atingidos.

- A gente sabe que a Prefeitura não tem culpa, mas nunca fomos tão bem tratados como dessa vez. O Marcinho ficou aqui o dia todo, conversando com a gente, vendo o que a gente precisava. Tivemos a atenção que nunca tinha acontecido. Num momento como esse, de dificuldade, é bom saber que o prefeito ta aqui, do nosso lado – desabafou Regina Dias, moradora do bairro Santa Josefa.


Ação rápida após a enchente garante o bem estar da população

No final da tarde de sábado (12), o nível do rio Paraíba do Sul começou a voltar ao normal. Mas o trabalho da nova Prefeitura estava longe de terminar. Durante todo o domingo (13) e nesta segunda-feira (14), os funcionários da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura realizaram a lavagem das ruas atingidas, retirando lama, lixo e entulhos. A Secretaria de Saúde, em regime de mutirão, começou a visitar os moradores de Santa Josefa e Barão de Angra para uma série de ações preventivas contra doenças que podem se espalhar em decorrência de enchentes, como a leptospirose.

Em uma ação em conjunto, as equipes dos Postos de Saúde da Família de cada bairro afetado, juntamente com as equipes do Centro Materno Infantil – setor responsável pelas vacinas – e a Vigilância Ambiental, visitaram as casas vacinando os moradores que tiveram contato com a água das cheias, imunizando-os com a vacina antitetânica. Também foi distribuído hipoclorito de sódio, que misturado em água, se transforma em cloro, para que as famílias possam higienizar qualquer objeto de uso diário que tenha entrado em contato com as águas da enchente, e também para que seja realizada a lavagem de quintais e outras áreas, evitando a leptospirose. Durante a ação, a Vigilância Ambiental conferiu locais de proliferação de ratos e baratas, aplicando veneno nessas áreas, além de alertar contra focos de dengue.

- A pessoa que não foi visitada e teve contato com a água das cheias deve procurar o Posto de Saúde de seu bairro ou o Centro Materno Infantil com o cartão de vacinação para que seja aplicada a vacina antitetânica – informou a secretária de Saúde, Elaine Stelmann. Elaine lembrou ainda que quem se sentir mal deve se encaminhar ao PSF de seu bairro.

 
Quadras abertas, crianças longe da água da enchente

Durante a manhã de sábado (12), ao acompanhar os trabalhos em auxílio às vítimas da enchente no bairro Santa Josefa, o prefeito Marcinho, demonstrando sensibilidade, percebeu que inúmeras crianças corriam um enorme risco transitando em meio às águas do Paraíba do Sul. Imediatamente, Marcinho determinou que os portões da Escola Tim Lopes fossem abertos, para que os jovens tivessem acesso à quadra poliesportiva.

- Vi que nossas crianças corriam um enorme risco de contrair uma doença tendo contato com a água suja da enchente. Por isso pedi que abrissem a escola para que eles pudessem se divertir na quadra. Sabemos que as crianças são inquietas e dessa forma, com uma medida simples, garantirmos que pudessem brincar normalmente, sem que corressem qualquer perigo – disse o prefeito.

Nenhum comentário: