Nesta terça-feira (29), a
nova Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Assistência Social
e da Coordenadoria de Defesa Civil, promoveu um curso de capacitação para
administração de abrigos. A capacitação foi ministrada pelo tenente coronel
Remo Noronha de Albuquerque, da Secretaria de Estado de Defesa Civil na parte
da manhã e da tarde no Theatro Municipal Mariano Aranha.
O curso teve duração de cinco horas com objetivo de
capacitar os funcionários das secretarias envolvidas no Plano Municipal de
Contingência para que ajam de forma eficaz em situações de socorro à população
sul-paraibana, promovendo melhor articulação e preparo no enfrentamento de
desastres e atuação preventiva na gestão de riscos. Os principais tópicos discutidos foram: o perfil da pessoa escolhida
para gerente do abrigo e as dificuldades em administrá-lo, recepção, triagem
social e de saúde, gerenciamento de conflitos, administração de donativos,
rotina, atenção psicossocial e médica, recreação infantil, funções das chefias
das equipes de operações, planejamento, logística e finanças, e desmobilização,
ou seja, desmontagem do abrigo.
Recentemente, o prefeito Marcinho anunciou a criação do Comitê de Ações Emergenciais. O novo comitê será formado por representantes de todas as secretarias municipais, órgãos estaduais e federais presentes no município, como as polícias Militar e Rodoviária Federal, entidades relacionadas, como Acciona e operadoras de telefonia. O objetivo é que todos estejam em sincronia para que, em possíveis casos de emergência, tenham uma atuação mais rápida e eficaz, evitando tragédias, minimizando danos e até salvando vidas.
A vice-prefeita e secretária
de Assistência Social, Mariangela Brick Santos, esteve presente durante todo o
curso, além de muitos funcionários das secretarias que estão envolvidos no
Plano de Contingência, mostrando a responsabilidade e integração do novo
governo.
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