quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Nova Prefeitura promove curso de capacitação para administração de abrigos


Nesta terça-feira (29), a nova Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e da Coordenadoria de Defesa Civil, promoveu um curso de capacitação para administração de abrigos. A capacitação foi ministrada pelo tenente coronel Remo Noronha de Albuquerque, da Secretaria de Estado de Defesa Civil na parte da manhã e da tarde no Theatro Municipal Mariano Aranha.

O curso teve duração de cinco horas com objetivo de capacitar os funcionários das secretarias envolvidas no Plano Municipal de Contingência para que ajam de forma eficaz em situações de socorro à população sul-paraibana, promovendo melhor articulação e preparo no enfrentamento de desastres e atuação preventiva na gestão de riscos. Os principais tópicos discutidos foram: o perfil da pessoa escolhida para gerente do abrigo e as dificuldades em administrá-lo, recepção, triagem social e de saúde, gerenciamento de conflitos, administração de donativos, rotina, atenção psicossocial e médica, recreação infantil, funções das chefias das equipes de operações, planejamento, logística e finanças, e desmobilização, ou seja, desmontagem do abrigo.



           Recentemente, o prefeito Marcinho anunciou a criação do Comitê de Ações Emergenciais. O novo comitê será formado por representantes de todas as secretarias municipais, órgãos estaduais e federais presentes no município, como as polícias Militar e Rodoviária Federal, entidades relacionadas, como Acciona e operadoras de telefonia. O objetivo é que todos estejam em sincronia para que, em possíveis casos de emergência, tenham uma atuação mais rápida e eficaz, evitando tragédias, minimizando danos e até salvando vidas.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Mariangela Brick Santos, esteve presente durante todo o curso, além de muitos funcionários das secretarias que estão envolvidos no Plano de Contingência, mostrando a responsabilidade e integração do novo governo.

Nenhum comentário: