sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Novo governo encontra inúmeros problemas na área da Saúde


Falta de médicos e de remédios foram os principais problemas detectados


Em seu primeiro dia no comando da Prefeitura de Paraíba do Sul, o novo prefeito Marcinho e sua equipe encontraram diversos problemas nos Postos de Saúde da Família (PSFs) da cidade. Foram muitas as reclamações, principalmente quanto à falta de médicos e medicamentos, fruto do descaso com que o setor foi tratado na antiga administração. A constatação é que a saúde de Paraíba do Sul está doente e requer muitos cuidados, além de atenção especial da nova Prefeitura.


No PSF Bela Vista, por exemplo, a primeira vista foi de um posto de saúde vazio. Não por ter atendido a todos os pacientes, e sim, que nenhum paciente foi atendido nesta terça-feira, 02 de janeiro. O motivo é que o médico do local está de férias até o próximo dia 18 e outro médico não ocupou o seu lugar, deixando a população sem atendimento.

Herança maldita do antigo governo, os problemas na área da saúde, como a falta de médicos e remédios, atingem diretamente o cidadão

No bairro Inema, situações graves vinham acontecendo. A energia elétrica que abastece o PSF é dividida com a quadra poliesportiva, situada na mesma praça. Com isso, quando os refletores da quadra são acesos, falta luz na unidade de saúde. Por conta dessa instalação elétrica conjugada com a quadra, equipamentos de dentista queimaram e, por conta de um fim de semana sem luz, toda a insulina armazenada na geladeira do PSF foi descartada, considerada imprópria para o uso, gerando prejuízo aos cofres públicos e, principalmente, prejudicando o fornecimento do medicamento a população. 

Em todos os PSF visitados a falta de medicamentos básicos é a reclamação mais recorrente. Remédios essenciais para controle de pressão arterial e diabetes são os que mais faltam nas unidades de saúde.

Outro ponto importante relatado é que a infraestrutura de algumas unidades se encontra precária. Paredes mofadas e falta de esboço são facilmente vistos em muitas unidades.

O ponto positivo ficou das visitas da nova equipe de governo aos PSFs foi o atendimento fornecido pelos funcionários a população. Segundo Luiz Henrique Ferreira, de 46 anos, morador do bairro Inema, ele não tem do que se queixar do atendimento. 

– Venho poucas vezes ao PSF, mas sempre que precisei fui muito bem atendido – ressaltou.

PSF do Inema_problemas com fornecimento de energia elétrica

A moradora do bairro Liberdade também elogiou o atendimento recebido no PSF do bairro: “Está ótimo! Cheguei agora e peguei o meu remédio. Hoje não demorei a ser atendida e fui muito bem atendida”, elogiou Ana Paula Menezes, de 42 anos. 

Enviada pelo prefeito Marcinho, a equipe da nova Prefeitura fechou as visitas com um balanço negativo da saúde do município neste primeiro dia útil do ano.

- Sabemos que enfrentaremos muitas dificuldades na Saúde, que foi deixada de lado pelo antigo governo. Determinei à nova secretária de Saúde, Elaine Stelmann, bem como a toda equipe administrativa, atenção especial à solução dos problemas da área, uma das mais importantes para os sul-paraibanos e uma de nossas prioridades. O trabalho será intenso e com um único objetivo: oferecer um atendimento melhor ao cidadão, que merece respeito e dignidade – afirmou o novo prefeito Marcinho.

Nenhum comentário: