terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nova Prefeitura entrega Kits do projeto PAIS para produtores rurais


Produtores rurais de Paraíba do Sul receberam na última semana kits do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), através da parceria entre a nova Prefeitura, o Sebrae, Emater Rio e a Fundação Banco do Brasil. 

O projeto consiste na implantação de unidades produtivas com tecnologia sustentável, com foco na preservação ambiental Além do cultivo de alimentação saudáveis, livres de agrotóxicos, a iniciativa tem como objetivo estimular o associativismo e a formação de cooperativas para o aumento e a diversificação da produção.

Serão entregues neste mês quinze kits e até o final do ano mais vinte, além dos quinze kits que já foram entregues no ano passado, completando um total de cinquenta beneficiados com o projeto no município.

Entrega dos Kits do PAIS 

Os Kits contam com uma caixa d’água, telas, carrinho de mão, regador, semente e outros utensílios necessários para a produção de uma horta para consumo próprio, com objetivo de disseminar tecnologias de irrigação eficientes, que ajuda os agricultores a manterem a produção

A entrega dos Kits contou com a presença da secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, representando o prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, da diretora de Agricultura da Secretaria do Ambiente e Agricultura, Maria Fernanda, do técnico da Emater Rio e consultor do Projeto PAIS, Pedro Paulo Soares Florenzano, do consultor do projeto PAIS, Felipe Thiago Lima, e dos vereadores Mário Sergio e Norma.



- Estou muito feliz por receber o Kit, com esta oportunidade vou poder comercializar e aumentar a renda da minha família – disse o agricultor Fláviano José Rodrigues.

De acordo com o técnico da Emater Rio, Pedro Paulo Soares Florenzano, para participar do projeto é preciso seguir as normas. “A produção é de hortas orgânicas, não se pode usar produtos químicos. Esta é uma das principais regras para se participar do projeto” – destacou.

Feira de Agricultura Familiar
Na ocasião a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, ressaltou a importância da atividade que os agricultores exercem e da “Feira da Agricultura Familiar” que está prevista para abril.

- Não há nada mais moderno e inteligente que uma plantação diversificada, colorida, orgânica, que não desperdiça água e energia. O projeto PAIS é muito mais que uma horta circular, com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento, com ele vocês podem garantir muito mais que comida boa e gerar renda de verdade. O projeto da “Feira do Agricultor Familiar”, que está previsto para o mês de abril, é uma das formas de divulgarmos o trabalho de vocês e apresentar para a população um jeito diferente de viver, de se alimentar e até de se relacionar, vendendo um produto sem agrotóxico e revivendo o ambiente gostoso das feiras de antigamente, com apresentação de sanfoneiros, violeiros e outros artistas da nossa terra. E no que depender de nós, do prefeito Marcinho junto com a Emater e SEBRAE, estaremos apoiando vocês para se tornarem grandes produtores, não no tamanho, mas na qualidade da produção de cada um de vocês. E no tamanho também porque com a união de vocês, teremos e conseguiremos grande extensão do nosso território coberto por um agricultor de excelente qualidade – ressaltou a secretária.

Um comentário:

SIMONE JESUS disse...

gostaria de participar sou moradora do local de sardual como faço