terça-feira, 23 de setembro de 2014

Segunda etapa da Coleta Seletiva Solidária começa no dia 1° de outubro



Após cumprir metas estabelecidas pelo INEA, governo Marcinho vai levar o projeto para toda cidade

No próximo dia 1° de outubro entra em funcionamento a segunda etapa do Programa Coleta Seletiva Solidária, que vai abranger quase 100% do território de Paraíba do Sul. Em apenas três meses de atividades, a cidade atingiu os 80% de adesão exigido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na etapa piloto do programa, que começou em 6 de junho abrangendo cinco bairros (Centro, Brocotó, Lava Pés, Parque Salutaris e Palhas). A partir de outubro, o trabalho dos catadores será de segunda a sexta-feira, sempre na parte da manha.


Segundo a Secretaria do Ambiente e Agricultura, entre agosto e setembro foram realizadas importantes capacitações com gestores e funcionários da educação e agentes de saúde de todos os PSFs de Paraíba do Sul. Nas Escolas Municipais, que serão Pontos de Entrega Voluntária (PEV), os alunos vão participar diretamente do programa junto com professores e orientadores.

Já os Agentes de Saúde estiveram em todos os bairros conversando e conscientizando os moradores, em uma espécie de bate papo de porta em porta, para informar sobre o programa e passar os dias e horários em que o bairro será contemplado. O objetivo é que os sul-paraibanos sigam apoiando a coleta, conquistada graças ao trabalho do Governo Marcinho em parceria com o Governo do Estado e ajude também na divulgação da importância deste serviço para a cidade, que além de retirar toneladas de materiais recicláveis do lixo, ajudam a Cooperativa de Catadores de Paraíba do Sul com aumento na renda.

Zona Rural será contemplada em breve
Ainda segundo a Secretaria do Ambiente e Agricultura, a Zona Rural não vai ficar de fora da nova rota da Coleta Seletiva Solidária. Já está em andamento a capacitação de divulgadores na área, além da preparação de catadores e equipamentos para atender os moradores daquela área. A previsão é que muito em breve a coleta já esteja em funcionamento na zona rural.

Confira a relação de bairros que serão atendidos durante a semana pela Coleta Seletiva Solidária a partir de 1º de outubro:

Segunda-Feira
Palhas, Brocotó, Lava Pés, Centro, Parque Salutaris, Eldorado, Limoeiro, Liberdade e Grama

Terça-Feira
Parque Niágara, Jatobá, Bela Vista, Amapá e Grotão

Quarta-Feira
Recolhimentos pontuais no comércio e indústrias (Barão de Angra)

Quinta-Feira
Werneck, Glória, Inema, Fernandó, Caminho de Dentro e Santo Antônio

Sexta-Feira
Palhas, Centro, Brocotó, Lava Pés e Parque Morone

Nenhum comentário: