quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Reforma da Estação de Tratamento de Água vai beneficiar toda população de Paraíba do Sul



Após 40 anos de abandono e muitos problemas, governo Marcinho conquistou mais esta vitória, fruto da parceria com o Governo do Estado

Seguem em ritmo acelerado as obras de reforma da estação de tratamento de água de Paraíba do Sul. A obra, que vai beneficiar 100% da população, avançou nos últimos dias e está na fase de reparos estruturais. Funcionários da empresa Darwin Engenharia, responsável pelas obras, começaram nesta semana os trabalhos de pintura, embolso e reforma do laboratório. Vale ressaltar que os pedreiros e ajudantes foram contratados em Paraíba do Sul e toda mão de obra é da cidade.


A previsão é que o trabalho prossiga por mais alguns meses, contemplando melhorias como ampliação do sistema de decantação; colocação de um novo filtro; substituição de válvulas e instalações elétricas; reforma geral e pintura da estação; reforma nos reservatórios; troca da calha; colocação de novos equipamentos e troca do rotor do bombeamento na captação, que vai aumentar o tratamento de água em 50 litros por segundo (passando de 180 para 230), ampliando o serviço e resolvendo o problema de falta d'água. A boa notícia é que a captação de água está em bom nível, e nem a paralisação de alguns dos filtros para limpeza prejudicaram o abastecimento na cidade.

Ao mesmo tempo que o trabalho de reforma da estação é realizado, tanto a CEDAE quanto a Prefeitura de Paraíba do Sul pedem a ajuda da população no combate ao desperdício de água, já que o nível do rio é considerado crítico. O nível da água ainda está em 5, considerado muito baixo para esta época do ano, que estaria entre 8 e 10. Caso este nível desça ainda mais, a cidade corre sério risco de desabastecimento e uma grande crise. O problema começou no dia 1° de setembro, após a publicação da Resolução no 1.309 da Agência Nacional de Águas (ANA), que reduziu a vazão do Rio Paraíba do Sul na Barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí. Desde então o prefeito Marcinho tem acompanhado pessoalmente o caso, que para ele trata-se de “uma medida de bastidores, que não resolve o problema de São Paulo e não leva em consideração os prejuízos à população sul-paraibana e dos demais municípios da região”.

Em breve, outra obra terá início e vai possibilitar a solução do problema crônico de falta d'água para os próximos 30 anos. Será a construção de uma nova estação de tratamento de água, em um investimento de mais de R$ 14 milhões. A previsão é que os trabalhos comecem ainda neste ano.

Nenhum comentário: