quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Nível do Rio Paraíba do Sul vem baixando rapidamente na cidade

A possibilidade de desabastecimento de água em alguns bairros de Paraíba do Sul é cada vez mais iminente. Após a Agência Nacional de Águas (ANA) reduzir, pela terceira vez neste ano, a vazão mínima da Barragem de Santa Cecília, o nível do Rio Paraíba do Sul na cidade está baixando rapidamente, segundo informações de funcionários da CEDAE.

De acordo com a empresa concessionária, a medição do rio está no nível 5, quando o normal para esta época do ano é entre 8 e 10. Caso chegue ao nível 3, Paraíba do Sul viverá uma situação dramática.
 
Nível do rio Paraíba do Sul vem baixando rapidamente na cidade, segundo informações da CEDAE
A Agência Nacional de Águas (ANA) reduziu a vazão da barragem para “preservar os estoques de água disponíveis”, conforme publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (02). A ação pode causar uma grande crise no abastecimento de água na cidade de Paraíba do Sul.

Além da redução na vazão da barragem, a região enfrenta um dos mais prolongados períodos de seca das últimas décadas. Por isso, a Prefeitura de Paraíba do Sul já está em estado de alerta quanto à possibilidade de desabastecimento em alguns bairros e pede para que toda população colabore evitando o desperdício de água.


A proposta do Governo de São Paulo de realizar a transposição do rio é outro fator que causa preocupação direta em Paraíba do Sul. O projeto foi anunciado oficialmente em março e abriu a atual crise entre São Paulo e Rio de Janeiro, podendo afetar diversos municípios fluminenses cortados pelo Paraíba do Sul, além da capital.

Nenhum comentário: