sexta-feira, 12 de setembro de 2014

“Não vamos desistir”, afirma prefeito de Paraíba do Sul

Após ações criminosas que destruíram reservas ambientais no Parque Salutaris, prefeito Marcinho afirma que não vai desistir dos projetos ecológicos no município

Na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito Marcinho, acompanhado pela secretária municipal do Ambiente, Nathália Mafra, visitou a área do Parque Salutaris atingida na quarta por um criminoso incêndio que destruiu mais de 70 mil árvores. Na ocasião, o prefeito anunciou uma série de medidas para aumentar a segurança e impedir que novos crimes ambientais sejam cometidos contra o principal cartão postal da cidade.


Visivelmente abalado com o ocorrido, o prefeito realizou ainda o plantio simbólico de uma muda de árvore, chamada de “Resistência”. De acordo com Marcinho, ela vai marcar a luta pela preservação e a recuperação da área atacada.

- É triste, é lamentável, mas não vamos desistir. Vamos lutar até o fim, essas ações covardes não vão nos desanimar. Vamos replantar, começar do zero onde for preciso. Vamos continuar defendendo um ambiente mais saudável para nossa população – afirmou Marcinho.


A reserva ecológica da Salutaris, destruída pelo incêndio da quarta-feira, existe há mais de 12 anos em uma iniciativa louvável do empresário Jorge Bush, que após adquirir o antigo hotel, promoveu uma verdadeira revolução com o plantio de milhares de árvores no local, que se transformou em um dos mais belos da cidade. Além da beleza, o “cinturão verde” da Salutaris é de grande importância na proteção do manancial de águas minerais, um dos maiores patrimônios da cidade.

Medidas de proteção foram anunciadas
Desde o último sábado lutando diariamente contra os criminosos que insistem em colocar fogo no Parque Salutaris, o prefeito Marcinho anunciou uma série de medidas que vão aumentar a proteção do parque. Além do aumento do efetivo da Guarda Ambiental e da compra de mais equipamentos para combater o fogo, o prefeito determinou que rondas sejam feitas diariamente em todo parque e seu entorno. A força tarefa será realizada através de uma inédita parceria entre a Guarda Municipal e a Defesa Civil, que trabalharão interligados na operação. Uma base será montada no próprio Parque Salutaris.

- Não sei a quem interessa toda essa destruição. Mas precisamos parar essas pessoas. Por isso, peço ajuda a toda população, para que entrem em contato com as autoridades policiais caso tenham alguma informação sobre esses criminosos – disse o prefeito.

Entenda o caso
Na tarde da última quarta-feira (10), um grande incêndio tomou conta do Parque Salutaris, na área que fica no entorno do hotel. De acordo com os bombeiros, mais de 70 mil árvores foram devastadas, destruindo por completo a reserva ecológica que existia no local há mais de 12 anos. Até o fim da tarde, os bombeiros trabalhavam para conter as chamas, em uma operação que durou cerca de duas horas. A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso.

Ainda segundo os Bombeiros, não há registro de feridos e danos em propriedades. O Prefeito Marcinho acompanhou o trabalho dos Bombeiros e já está tomando medidas para descobrir o autor do crime. O caso já foi registrado na Delegacia de Paraíba do Sul e uma investigação vai apurar o responsável.

Este foi a quarta tentativa de destruição ao Parque Salutaris registrada em menos de uma semana. Desde o último sábado, funcionários da Prefeitura, Guarda Ambiental e Corpo de Bombeiros vem lutando contra os incêndios.

O crime de incêndio tem pena prevista por lei de até seis anos de prisão, além de multa. Quem tiver informações e quiser ajudar com as investigações pode ligar para a Polícia Civil de Paraíba do Sul no telefone (24) 2263 1397. Vale ressaltar que todo sul-paraibano pode denunciar irregularidades ambientais através do telefone da Secretaria do Ambiente e Agricultura pelo (24) 2263 8695 e da Defesa Civil, no (24) 2263 6650. A identidade das pessoas será mantida em sigilo.

Nenhum comentário: