terça-feira, 30 de setembro de 2014

Obras da Beira Rio começam ainda este ano

Parte do dinheiro já foi liberado pelo Governo do Estado e Prefeitura está licitando as obras

Uma das obras mais importantes da atualidade em Paraíba do Sul vai sair do papel ainda neste ano. A construção do Parque Fluvial da Beira Rio, sonho de décadas da população e conquista inédita do Prefeito Marcinho graças ao seu incansável trabalho e prestígio com o Governo do Estado, está em fase de licitação e as obras começam em breve, inclusive com parte do dinheiro já liberado. De acordo com informações da Secretaria do Ambiente e Agricultura, o Parque representa etapas importantes para preservação do meio ambiente e recuperação do rio Paraíba do Sul e sua margem.

A Secretaria de Estado do Ambiente confirmou a importância do Parque Fluvial e enfatizou que o projeto apresentado pelo Governo Marcinho se destacou diante de vários apresentados e, por isso, recebeu atenção imediata. Ainda segundo a Secretaria, Paraíba do Sul é uma cidade que precisa de atenção por estar em um trecho crítico do rio Paraíba do Sul, vivendo sob ameaça constante de redução de volume e abandono das margens. Este tipo de projeto é uma forma de garantir a proteção das águas e evitar que problemas ambientais aconteçam no presente e no futuro.


Vale ressaltar que qualquer obra que era feita no passado na Beira Rio era logo embargada pelo Ministério Público, além do município sofrer pesadas multas. No entanto, o projeto do Governo Marcinho, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, em parceria com a Secretaria de Projetos e com o Governo do Estado, conseguiu aprovação direta do INEA e do Ministério Público e, depois de mais de 40 anos de promessas não cumpridas, mais uma obra em benefício dos sul-paraibanos foi conquistada em menos de dois anos.


O investimento inicial é de mais de R$ 3 milhões, divididos em duas parcelas. A primeira parcela já foi liberada e a segunda será paga em breve. A primeira parte do projeto compreende o trecho da Beira Rio entre o bairro Ponte Preta e a Avenida Marechal Castelo Branco, na altura da Construmil. O Parque Fluvial será um dos complexos ambientais mais importantes da região e vai abrigar ciclovias, áreas de contemplação, áreas esportivas entre outros projetos.

Nenhum comentário: