quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Escolinha de Futebol Léo Moura: há um ano mudando a vida de centenas de sul-paraibanos



Desde 2013, centenas de jovens sul-paraibanos podem participar da Escolinha de Futebol Léo Moura, no Complexo Esportivo Bom Viver, no bairro Liberdade, um dos principais pólos esportivos da região. Inaugurada em outubro do último ano, graças a parceria entre Governo Marcinho e Governo do Estado, a escolinha, primeira do jogador do Flamengo a ser inaugurada no Brasil, já atende hoje a 800 jovens, que enxergam no futebol a oportunidade de dias melhores. São 200 alunos no bairro Liberdade e outros 600 em núcleos espalhados pela cidade. Todos os participantes recebem kits completos de treino, contendo uniformes e acessórios.

Com aulas de graça e orientações de profissionais capacitados, os resultados aparecem dia após dia. Com frequência, os jovens atletas conquistam bons resultados por todo estado, através de torneios e amistosos e os futuros craques do futebol se mostram muito felizes com a oportunidade. Para Marcelo Alves Batista Junior, de 15 anos, que participa do projeto desde o início, a oportunidade de participar da escolinha é muito positiva: "O projeto está ajudando muito, tirando muita gente das ruas. Temos treinos, jogamos fora de Paraíba do Sul e isso tudo é bom demais", disse.

Patrick Florêncio Evaristo, de 17 anos, e que também participa das aulas desde o início, enfatizou que a realidade para os moradores do bairro agora é diferente. Segundo o jovem, antigamente não existia este tipo de oportunidade e, além de formar atletas, o projeto ajuda a formar cidadãos: "Acho que o projeto é bom demais. Hoje temos várias oportunidades, como jogar amistosos fora da cidade, por exemplo, e chances que antes não tínhamos em nossas vidas. Temos o contato com o Vitor (coordenador da Escolinha na cidade e ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira), que jogou na Seleção e em clubes como Flamengo, que é uma oportunidade de ouro pra gente. A gente vê vários jovens já conseguindo oportunidades em outros clubes pelo estado e isso motiva muito a gente, tudo graças a Escolinha do Léo Moura e ao Prefeito Marcinho. Aqui, eu também aprendo a conviver bem com as pessoas. Antigamente eu me envolvia em confusões, em brigas e agora eu convivo bem até com pessoas que já tive problemas. São meus novos amigos", afirmou.

As aulas acontecem todas as terças e quintas, de 14h às 16h. E para quem estiver interessado em participar, as inscrições continuam abertas. São oferecidas aulas gratuitas em quatro categorias (pré-mirim, mirim, infantil e juvenil) e os interessados podem fazer a inscrição no próprio local. Basta levar xérox da identidade da criança e do responsável, comprovante de residência, duas fotos 3x4, atestando médico autorizando a fazer atividade física e declaração escolar. O Complexo Esportivo Bom Viver fica na Estrada Vieira Cortez, 930, bairro Liberdade. Mais informações através do telefone (24) 2263 1001.

Nenhum comentário: