segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Secretaria do Ambiente e Agricultura promove a "Semana do Mel" entre os dias 16 e 20 de setembro



Na próxima terça-feira (16), começa a "Semana do Mel" em Paraíba do Sul, promovida pela Prefeitura de Paraíba do Sul, através Secretaria do Ambiente e Agricultura. Serão cinco dias de capacitação, treinamentos, palestras e encontros voltados a trabalhadores do setor rural.

De 16 a 18, a Secretaria do Ambiente e Agricultura, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR-Rio), realiza uma capacitação sobre produtos derivados do mel. Serão realizadas oficinas sobre expectorantes, cosméticos, doces e alimentos a base de mel. O treinamento acontece no Salão Paroquial da Igreja Católica do Inema, de 9 às 18h.

Nos dias 19 e 20 será realizado o 7º Fórum Estadual de Criadores de Abelhas. O Fórum reunirá representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; Federação das Associações de Apicultores do Estado do Rio de Janeiro - FAERJ; Secretaria do Ambiente e Agricultura; alunos das escolas técnicas de Pinheiral e Magé; e criadores de abelhas de todo o Estado do Rio de Janeiro. No dia 19, o Fórum acontece na Matriz de Santo Antônio, a partir de 13h e, no dia 20, no Theatro Municipal Mariano Aranha a partir de 8h30. As inscrições podem ser feitas nos locais e o preço é de R$ 10 para estudantes e R$ 15 para apicultores.

Vale ressaltar que, também durante os dias 19 e 20, serão realizadas oficinas sobre fabricação caseira de mel; produção de rainhas; fabricação de hidromel; produção de cera. Além disso, também estão agendadas palestras com os temas "Apicultura Mundial no Brasil"; "Mercado do Mel e Abelhas Nativas - Palestras e práticas". E para cumprir a função social do evento, a Secretaria do Ambiente e Agricultura, em parceria com a FAERJ, oferece uma palestra gratuita com o tema apicultura para toda comunidade, com objetivo de reforçar a importância e as oportunidades no mercado da apicultura.

Nenhum comentário: