quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Em Santo Antônio, Limpa Rio retira cerca de 20 caminhões de lixo por dia do Córrego do Lucas



Prefeitura pede para que moradores ajudem na fiscalização para evitar o acúmulo de lixo. Projeto deve chegar a Fernandó na próxima semana

Segue por toda cidade o trabalho de limpeza e desassoreamento de rios e córregos promovido pelo Programa Limpa Rio, conquista do Governo Marcinho neste ano. Na manhã da última quarta-feira (10), as máquinas estavam no Córrego do Lucas, no bairro Santo Antônio, promovendo a limpeza, desobstrução de redes e desassoreamento do local. Segundo informações da Secretaria do Ambiente e Agricultura, o trabalho que começou hoje vai se estender até a próxima semana, com previsão de limpeza até o bairro Fernandó, passando por córregos e ribeirões.


Ainda segundo a Secretaria do Ambiente e Agricultura, apenas na quarta-feira foram retirados 20 caminhões de lixo. A operação, que começou em junho, tem média de 15 a 20 caminhões de lixo e entulho retirados por dia nos locais onde as máquinas trabalham. Para se ter uma ideia, em Santo Antônio, o entulho era tanto que obstruía uma rede de esgoto, que estava há anos empoçada devido ao acúmulo de lixo. Pela manhã, foram liberadas as passagens de água e esgoto, e isto vai evitar que se acumule água de chuva, num trabalho preventivo a enchentes na época chuvosa.


Outro fato que chamou atenção de quem passava pelo local foi o surgimento de um grande número de garças. Logo após a limpeza, as aves retornaram às águas do córrego em busca de comida, cena que está se tornando comum em todo local devido ao trabalho promovido pelo Governo Marcinho. O trabalho em Paraíba do Sul é alvo de muitos elogios das principais autoridades ambientais do estado e é considerado pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Francisco Portinho, como um dos melhores já realizados.

Vale ressaltar que a Secretaria do Ambiente e Agricultura intensificou a fiscalização nas margens de rios, córregos e ribeirões em relação a construções irregulares. Todo trabalho realizado pelo programa Limpa Rio tem caráter preventivo e emergencial, mas cabe a população fiscalizar e denunciar irregularidades. Quem tiver alguma informação ou denúncia pode ligar para o (24) 2263 8695.

Nenhum comentário: