terça-feira, 16 de setembro de 2014

Área devastada por incêndio no Parque Salutaris recebe a visita de alunos da Rede Municipal de Ensino



De acordo com engenheiro agrônomo, recuperação da fauna e flora pode durar 20 anos. Pequenos sul-paraibanos puderam conhecer um pouco os estragos causados pelo ato criminoso

Na tarde da última segunda-feira (15), mais de 30 alunos da Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul estiveram no Parque Salutaris para visitar a área que foi castigada por um incêndio criminoso na última semana. Acompanhados pela secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra; do engenheiro agrônomo, Luiz Cláudio; e do chefe do Departamento de Parques e Jardins de Paraíba do Sul, Gílson Miguel Alves, os pequenos sul-paraibanos tiveram uma verdadeira aula ao ar livre sobre meio ambiente e puderam aprender mais sobre como evitar queimadas e cuidar bem da natureza.

Durante a aula, o engenheiro agrônomo Luiz Cláudio explicou os efeitos negativos das últimas queimadas que o Parque sofreu. De acordo com o especialista, a recuperação natural da fauna e flora pode durar até duas décadas devido aos estragos. Luiz Cláudio explicou que centenas de animais silvestres, que viviam na área devastada, desapareceram, causando um desequilíbrio no balanço natural. Os alunos se mostraram bastante comovidos com a situação, e participaram com perguntas sobre os riscos do fogo em áreas naturais e pediram orientações de como contribuir para a manutenção das áreas verdes da cidade.


De acordo com a Secretaria do Ambiente e Agricultura, o objetivo deste trabalho de conscientização com os jovens é chamar a atenção dos sul-paraibanos desde cedo, mostrando a importância da preservação das áreas naturais de Paraíba do Sul, especialmente do Parque Salutaris, que vem sendo alvo de atentados nos últimos dias. Este trabalho vai continuar por toda cidade, com ações como plantio de novas árvores.


Para a secretária Nathália Mafra, as crianças são fundamentais no processo de preservação do meio ambiente e todo trabalho desenvolvido pela Secretaria: "As crianças são muito inteligentes, e precisamos de todos nesta luta pela preservação. É de extrema importância que conversem com os pais, amigos, vizinhos sobre o que viram aqui e falem da importância de não perdermos nossas áreas verdes", disse.

Nenhum comentário: