segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Prefeitura toma medidas para melhorar trânsito e garantir a segurança de motoristas e pedestres

Frota de veículos de Paraíba do Sul dobrou nos últimos dez anos

O trânsito de Paraíba do Sul está cada vez mais intenso. De acordo com dados do Detran-RJ, a frota de veículos do município cresceu 102% entre 2004 e 2014, tendo o mês de agosto como referência. Há 10 anos, eram 6902 veículos, sendo 4477 carros e 818 motos. Atualmente, este número subiu para 13946 veículos, sendo 8361 carros e 2543 motos. O crescimento mais impressionante foi no número de motos, que apresentou 210% de aumento em relação a 2004. O crescimento de carros é de 86%, um número também relevante.
O crescimento de veículos em Paraíba do Sul acompanha uma estatística nacional. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de carros não para de crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.


Com mais veículos nas ruas, é necessário criar ações de controle de tráfego e segurança para motoristas e pedestres. Desde 2013, a Prefeitura de Paraíba do Sul estuda a ampliação das vagas de estacionamento por toda cidade para amenizar o problema crônico de falta de vagas. Alguns estacionamentos já foram criados, como na Ponte Preta e na rua Heinz G. Well, próximo a ponte giratória. O objetivo é que, ao longo dos próximos meses, sejam pelo menos 500 novas vagas por toda cidade.


Outra medida que começou nas últimas semanas é a instalação de redutores de velocidade em pontos considerados críticos da cidade. Segundo a Secretaria de Obras e Projetos, foram instalados redutores nos bairros Santa Josefa, Liberdade, Ponte Preta, Centro, Lava Pés e Jatobá, e outros estão em construção, como no bairro Santo Antônio. A Divisão de Trânsito segue estudando a necessidade de colocação em outros pontos da cidade e, em breve, outros bairros serão contemplados.

Rotatórias organizam o tráfego e obrigam a redução da velocidade nos cruzamentos
Muito além de cumprir seu papel de organizar o fluxo dos veículos, as rotatórias desempenham uma função ainda mais importante: garantir a segurança das pessoas. A implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente para disciplinar o aumento do fluxo de veículos em municípios de pequeno e médio porte. Isso porque o dispositivo possibilita uma enorme redução no número de acidentes, tem baixo custo, é rapidamente instalado e de fácil manutenção. Em Paraíba do Sul, a Prefeitura construiu três novas rotatórias: uma na Avenida Mal. Castelo Branco, na saída da Ponte Nova; outra na Praça Nicolau Rivello, Lava Pés, um perigoso cruzamento que já causou centenas de acidentes na entrada da cidade, e uma outra na Rua Célio da Gama Cruz, em frente ao Parque Salutaris, solucionando décadas de problemas com o fluxo de veículos no local.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, o objetivo é garantir a fluidez dos veículos e limitar a velocidade do tráfego, aumentando a segurança para motoristas e pedestres.

Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem.

Rotatória: de quem é a vez?
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência na rotatória é de quem já estiver nela, ou seja, vale a ordem de chegada. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.

A maior vantagem das rotatórias é que elas permitem melhorar o fluxo de trânsito e permitem que seja feita a travessia sem a necessidade de semáforos. Ou seja, as rotatórias são uma ferramenta democrática e dinâmica do trânsito. Mas de pouco adianta uma ferramenta eficiente sem o respeito às leis de trânsito. O motorista deve redobrar a atenção, reduzindo sempre a velocidade e prestando atenção na sinalização, que determina a regra de preferência.


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