Frota de veículos de Paraíba do
Sul dobrou nos últimos dez anos
O
trânsito de Paraíba do Sul está cada vez mais intenso. De acordo com dados do
Detran-RJ, a frota de veículos do município cresceu 102% entre 2004 e 2014,
tendo o mês de agosto como referência. Há 10 anos, eram 6902 veículos, sendo
4477 carros e 818 motos. Atualmente, este número subiu para 13946 veículos,
sendo 8361 carros e 2543 motos. O crescimento mais impressionante foi no número
de motos, que apresentou 210% de aumento em relação a 2004. O crescimento de
carros é de 86%, um número também relevante.
O
crescimento de veículos em Paraíba do Sul acompanha uma estatística nacional.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de carros não para de
crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada
4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção
era de 7,4 habitantes por carro.
Com
mais veículos nas ruas, é necessário criar ações de controle de tráfego e
segurança para motoristas e pedestres. Desde 2013, a Prefeitura de
Paraíba do Sul estuda a ampliação das vagas de estacionamento por toda cidade
para amenizar o problema crônico de falta de vagas. Alguns estacionamentos já
foram criados, como na Ponte Preta e na rua Heinz G. Well, próximo a ponte
giratória. O objetivo é que, ao longo dos próximos meses, sejam pelo menos 500
novas vagas por toda cidade.
Outra
medida que começou nas últimas semanas é a instalação de redutores de
velocidade em pontos considerados críticos da cidade. Segundo a Secretaria de
Obras e Projetos, foram instalados redutores nos bairros Santa Josefa,
Liberdade, Ponte Preta, Centro, Lava Pés e Jatobá, e outros estão em
construção, como no bairro Santo Antônio. A Divisão de Trânsito segue estudando
a necessidade de colocação em outros pontos da cidade e, em breve, outros
bairros serão contemplados.
Rotatórias organizam o tráfego e obrigam a
redução da velocidade nos cruzamentos
Muito além de cumprir seu papel de organizar o fluxo dos veículos, as
rotatórias desempenham uma função ainda mais importante: garantir a segurança
das pessoas. A implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente
para disciplinar o aumento do fluxo de veículos em municípios de pequeno e
médio porte. Isso porque o dispositivo possibilita uma enorme redução no número
de acidentes, tem baixo custo, é rapidamente instalado e de fácil manutenção.
Em Paraíba do Sul, a Prefeitura construiu três novas rotatórias: uma na Avenida
Mal. Castelo Branco, na saída da Ponte Nova; outra na Praça Nicolau Rivello,
Lava Pés, um perigoso cruzamento que já causou centenas de acidentes na entrada
da cidade, e uma outra na Rua Célio da Gama Cruz, em frente ao Parque
Salutaris, solucionando décadas de problemas com o fluxo de veículos no local.
De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, o objetivo é
garantir a fluidez dos veículos e limitar a velocidade do tráfego, aumentando a
segurança para motoristas e pedestres.
Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda
desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à
preferência de passagem.
Rotatória: de quem é a vez?
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a
preferência na rotatória é de quem já estiver nela, ou seja, vale a ordem de
chegada. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve
esperar aquele que estiver circulando passar.
No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao
mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele
motorista que estiver à direita.
A maior vantagem das rotatórias
é que elas permitem melhorar o fluxo de trânsito e permitem que seja feita a
travessia sem a necessidade de semáforos. Ou seja, as rotatórias são uma
ferramenta democrática e dinâmica do trânsito. Mas de pouco adianta uma
ferramenta eficiente sem o respeito às leis de trânsito. O motorista deve
redobrar a atenção, reduzindo sempre a velocidade e prestando atenção na
sinalização, que determina a regra de preferência.
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