segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Paraíba do Sul recebe o 1º Condomínio Agroecológico do Brasil



Inaugurado no último sábado, projeto pioneiro Ecovila Águas Frias reúne iniciativa privada, Prefeitura, SEBRAE/RJ, Emater, SENAR e Sindicato Rural

No último sábado, 06 de setembro, com o objetivo de estimular a produção sustentável e em base agroecológica foi inaugurada a Ecovila Águas Frias em Sebollas, no 3º Distrito de Paraíba do Sul. Fruto de uma iniciativa pioneira do médico psiquiatra Dr. Paulo Becker, a ecovila insere na sociedade sul-paraibana um novo conceito de formação social baseada no fortalecimento da agricultura familiar a partir da construção de moradias, produção de alimentos agroecológicos e valorização do cidadão do campo.
 
Para o prefeito Marcinho, entusiasta da Ecovila, projeto tem grande importância ambiental, social e econômica e vai beneficiar diversas famílias sul-paraibanas
A Ecovila Águas Frias reúne 19 famílias de agricultores que adquiriram os terrenos e atua em várias vertentes e para tanto foi necessário o desenvolvimento de diversas parcerias. Estão envolvidos no projeto a Prefeitura Municipal - apoiando no acesso à infraestrutura, na reunião da documentação, no desenvolvimento do projeto de construção das moradias que serão entregues à Caixa Econômica Federal para o acesso ao Minha Casa Minha Vida Rural. A EMATER-Rio, que atua no fornecimento de assistência técnica e extensão rural e com a implantação do Programa Rio Rural. O Sindicato Rural de Paraíba do Sul, que auxilia no amparo ao produtor rural fornecendo apoio jurídico e contábil. O SENAR-Rio que vem atuando na capacitação dos produtores. E o SEBRAE, que juntamente com a Fundação Banco do Brasil e o BNDES, fornece os kits de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, conhecidos como PAIS, e assistência técnica.


O evento foi marcado por um clima de grande satisfação e emoção por todos os presentes. Na ocasião compareceram os agricultores familiares que estão inseridos na proposta da Ecovila, o Dr. Paulo Becker e familiares, a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, a subsecretária de Agropecuária Maria Fernanda Cunha de Andrade, os vereadores Mário Sérgio e Maninho Magdalena, da Emater estiveram presentes o supervisor local Geraldo Rivello e o técnico Junior Florenzano. Representando o SEBRAE-RJ estiveram o gerente regional Jorge Luis Gomes de Pinho e o gestor Estadual do projeto PAIS Marcos Gentil.

O trabalho apenas começou
Embora o clima seja de comemoração, a inauguração da Ecovila Águas Frias foi o marco inicial de um trabalho que deverá ser desenvolvido com a integração e a participação de todos os parceiros envolvidos.


Há o comprometimento das famílias de que todas as 19 áreas deverão estar produzindo até o dia 30 de setembro. Em breve, a FEIRARTE e a Feira da Agricultura Familiar que acontecem na Praça Garcia receberão os primeiros produtos da Ecovila. Outro foco dos produtores familiares é o acesso ao fornecimento para merenda escolar municipal. Isso tudo visando desenvolver a cadeia produtiva de modo que possamos fornecer para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.


O processo da construção das moradias está aguardando a liberação da linha de crédito da CAIXA. A Secretaria do Ambiente e Agricultura tem participado das reuniões com os produtores a fim de conscientizá-los e apoiá-los no levantamento da documentação pertinente. O SEBRAE se comprometeu a colocar na Ecovila 14 kits do PAIS até o final de setembro e vem trabalhando estimulando o associativismo e dando assessoria técnico-administrativa para que os produtores familiares sejam capazes de gerirem as atividades da Ecovila. Além disso, fornecerá as fossas biodigestoras para que o empreendimento de o tratamento adequado para os resíduos residenciais.

Há em andamento um grande projeto de reflorestamento e de proteção de nascentes. Existe também a possibilidade do desenvolvimento da cadeia produtiva para a geração de subprodutos. Oportunidade para desenvolvimento de atividades turísticas. Um grande horizonte se expandiu com a abertura da Ecovila. Agora cabe a todos os envolvidos assumirem o compromisso e levarem o trabalho adiante porque há um longo caminho a ser percorrido.

Nenhum comentário: