segunda-feira, 21 de julho de 2014

Secretaria do Ambiente e Agricultura realiza pré cadastro para o Programa de Aquisição de Alimentos

A Secretaria do Ambiente e Agricultura de Paraíba do Sul está fazendo o pré-cadastro de agricultores familiares para a venda de produtos orgânicos e convencionais, juntamente com a EMATER-RIO local, e também o de instituições sócio assistenciais para receber as doações do Programa de Aquisição de Alimentos. Estes pré-cadastros serão enviados à unidade da CEASA de Paty de Alferes que, sendo aprovados, agricultores e instituições estarão aptos a serem beneficiados com o programa. Para participar, o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP e Talão de Notas Fiscais, sendo que cada agricultor familiar pode comercializar até R$ 5.500,00/ano. Produtores que já participam do PAA operacionalizado pela CONAB também poderão participar, no entanto, não poderão ultrapassar o limite de R$ 6.500,00/ ano, somando as duas participações.

O objetivo do Programa é atender 40% de agricultores familiares que estão abaixo da linha da pobreza (beneficiados pelo Bolsa Família), 40% de mulheres e 5% de produtos orgânicos certificados. O valor do produto será referência para todo o ano de 2014 e calculado através da média aritmética de doze meses de três empresas atacadistas. O agricultor informa no momento da assinatura do Termo de Interesse em Participar do Programa, quais os produtos irá comercializar, a época de oferta e a quantidade que será entregue por semana ou por mês.

Criado em 2003 pelo artigo 19 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do governo federal que possui duas finalidades básicas; promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a agricultura familiar fomentando à produção sustentável. A CEASA-RJ, enquanto instituição responsável pela organização do abastecimento de alimentos do Estado do Rio de Janeiro foi indicada pelo Governo de Estado para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Compras com Doação Simultânea, mediante a celebração de um Termo de Adesão.

A destinação dos alimentos (doação) para as instituições sócio assistenciais, como asilos, casas de caridade e etc se faz através de Bancos de Alimentos instalados nas Unidades Centrais e Regionais da CEASA-RJ (São Gonçalo, Paty do Alferes, Nova Friburgo, Itaocara, São José de Ubá e Macaé). Os agricultores entregam os produtos no Banco de Alimentos situado na Unidade da CEASA mais próxima. No momento da entrega, a qualidade e a quantidade dos produtos serão conferidos pela Nutricionista responsável pelo Banco de Alimentos. O agricultor familiar entregará a nota fiscal e receberá uma declaração de entrega de produtos que deverá ser assinada por ele e pela Nutricionista ou Chefe do Banco de Alimentos. Os produtos entregues no Banco de Alimentos serão classificados, higienizados e separados em sacolas por instituição sócio assistencial, que fornecerão ao Banco de Alimentos uma declaração de recebimento de gêneros alimentícios.  
         
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome realizará o pagamento através de conta benefício do Banco do Brasil. Após ser cadastrado no PAA, o agricultor receberá um cartão magnético na agência do Banco do Brasil de sua preferência. O pagamento pelos produtos entregues será realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome todo dia 20 de cada mês. A conta bancária é do tipo conta benefício e, portanto, somente o MDS e o agricultor familiar terão acesso, não sendo possível o desconto de valor algum por parte de credores do agricultor. Após o pagamento, o agricultor poderá sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou realizar compras por débito automático. É importante ressaltar que o agricultor não é obrigado a fornecer o produto, portanto, por impossibilidade de entrega, oferta de melhor preço ou perda da lavoura este não sofrerá nenhuma penalidade. Obviamente, também não haverá nada a receber.


Mais informações através dos telefones (24) 2263 8695 e (24) 2263 8788.

Nenhum comentário: