sexta-feira, 25 de julho de 2014

44º Concurso Leiteiro de Paraíba do Sul teve início na noite de quarta-feira (23)

Começou na noite da última quarta-feira (23) e vai até a manhã de sábado (26) o 44º Concurso Leiteiro de Paraíba do Sul, um dos mais tradicionais do sul do estado. O Parque de Exposições já recebe diversos animais premiados e a expectativa é de grande público para prestigiar as ordenhas, além de conhecer de perto o trabalho realizado pelos produtores.

Na edição deste ano, de acordo com a Secretaria do Ambiente e Agricultura, são 10 produtores de Paraíba do Sul, Vassouras, Paty do Alferes e Rio das Flores. As categorias compreendem duas e três ordenhas, com os animais competindo de acordo com a idade (vaca ou novilha) e com o grau de sangue (girolando e holandesa). A última ordenha será no sábado (26), às 6 horas, com a premiação às 10 horas do mesmo dia. Ainda segundo a Secretaria, o público poderá visitar a área onde ficam os animais até o sábado de manhã e, inclusive, participar da premiação. A visitação é proibida apenas no horário das ordenhas, que serão realizadas às 6h e 18h (categoria 2 ordenhas) e 6h, 14h e 22h (categoria 3 ordenhas).


Em 2013, Concurso Leiteiro bateu recordes e foi um enorme sucesso
Com uma produção acima da média nacional, o 43º Concurso Leiteiro, que aconteceu paralelamente à 40ª Exposição Agropecuária e Industrial de Paraíba do Sul, em 2013, foi sucesso, firmando-se como um dos melhores concursos leiteiros da história da cidade. A média das diversas categorias foi acima da nacional. A vaca ½ sangue campeã com a produção total de 300,970 Kg, e uma média de 100,323 Kg foi a Aventura, dos criadores Fábio Caldas Rivello e Isa Cunha Rivello.

Mesmo com os resultados não homologados pela Associação do Girolando, os recordes surpreenderam a Secretaria do Ambiente e Agricultura e a Emater. A novilha Diana, recordista mundial na Mega Leite, categoria 5/8 2 dentes, com 66Kg, no concurso em Paraíba do Sul chegou muito perto, atingindo a média de 64,087 Kg, sagrando-se campeã na categoria Livre.


Ao todo foram distribuídos R$ 30.00,00 (trinta mil Reais) em premiações. Foi distribuído também um prêmio de participação do animal, para ajudar nos custos do produtor para cada animal que alcançou a média mínima estipulada no regulamento.

Nenhum comentário: