quarta-feira, 16 de julho de 2014

Estrada da Barrinha vai receber centenas de árvores em mais uma iniciativa ambiental do Governo Marcinho

Via, que está sendo asfaltada, será dividida em duas áreas: uma para instalação de indústrias e outra com um grande cinturão verde

Um dos mais antigos sonhos dos sul-paraibanos começou a sair do papel na última semana. Graças ao incansável trabalho do Prefeito Marcinho e à parceria com o Governo do Estado, a Barrinha começou a receber o asfaltamento em uma obra que vai criar um novo acesso entre Paraíba do Sul e Três Rios. São 6 km de asfalto, com investimento de R$ 14,7 milhões, além dos reparos adicionais na estrada e arredores. A empresa SOMA é a responsável pelo trabalho.

No entanto, além do asfaltamento, uma iniciativa com foco ambiental chamou atenção e o projeto ganhou ainda mais importância. Devido a uma ideia do prefeito Marcinho, a Estrada da Barrinha também vai receber um grande reflorestamento, com objetivo de criar um cinturão verde no entorno da estrada.
 
A Estrada da Barrinha em Paraíba do Sul será dividida em duas áreas_uma para instalação de indústrias e outra com um grande cinturão verde
Em Paraíba do Sul, a Barrinha será divida em duas partes: 4 km, dos 6 km da estrada, serão utilizados para a instalação de um distrito industrial, que já está sendo preparado para receber novas empresas e gerar mais empregos aos sul-paraibanos; nos outros 2km será criado o corredor verde, no sentido ao Parque Salutaris. Desta forma, a estrada abrigará indústrias e um parque ambiental, numa iniciativa que confirma a preocupação de Marcinho em transformar Paraíba do Sul em uma das cidades mais verdes do país. A divisão entre as duas áreas será marcada por uma rotatória, que irá permitir que caminhões de grande porte retornem em direção à BR 393, evitando o tráfego de veículos no Centro de Paraíba do Sul.

De acordo com Patrícia Nasser, Engenheira da empresa SOMA, responsável pelas obras da Barrinha, a iniciativa do Prefeito Marcinho vai trazer muitos resultados positivos para toda cidade: "É importante dizer que esta iniciativa partiu do Prefeito Marcinho. O plantio de árvores será excelente para a área, pois vai ser um espaço importante e de acesso de muitos veículos. É interessante ver que a estrada vai passar por dois pontos importantes para Paraíba do Sul, como o distrito industrial, que vai receber novas empresas e o novo cinturão verde, que vai conduzir os moradores até a cidade. Além de uma nova e bela paisagem, vai ser uma alternativa de grande importância ambiental", disse.


O asfaltamento da Estrada da Barrinha vai possibilitar o acesso entre os municípios de Paraíba do Sul e Três Rios por uma via alternativa, fora do trânsito pesado da Rodovia BR 393. Com as obras, os motoristas terão asfalto de qualidade para seguir no trecho, que estava abandonado há anos. Quem se arriscava pela estrada alternativa encontrava muita terra, lama e problemas como buracos e fendas, que não só danificava os veículos como era um grande risco de acidentes mais graves. O trecho se torna uma alternativa valiosa, haja vista as obras constantes da Rodovia Lúcio Meira (BR 393), principal via que liga Paraíba do Sul a Três Rios, que causam grandes engarrafamentos e horas de paralisação na estrada.

Nenhum comentário: