sexta-feira, 18 de julho de 2014

Rotatórias instaladas em Paraíba do Sul vão garantir mais segurança para a população

Motoristas devem ficar atentos às mudanças, respeitando a legislação de trânsito

Elas estão espalhadas pelas cidades mais desenvolvidas do mundo e cada dia mais fazem parte da paisagem de milhares de municípios brasileiros. Muito além de cumprir seu papel de organizar o fluxo dos veículos, as rotatórias desempenham uma função ainda mais importante: garantir a segurança das pessoas.
A rotatória construída em frente ao Parque Salutaris solucionou um problema de décadas do trânsito no local

A implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente para disciplinar o aumento do fluxo de veículos em municípios de pequeno e médio porte. Isso porque o dispositivo possibilita uma enorme redução no número de acidentes, tem baixo custo, é rapidamente instalado e de fácil manutenção. Em Paraíba do Sul, a Prefeitura está finalizando a construção de duas novas rotatórias: uma na Avenida Mal. Castelo Branco, na saída da Ponte Nova; e outra na Praça Nicolau Rivello, Lava Pés, um perigoso cruzamento que já causou centenas de acidentes na entrada da cidade. Uma outra rotatória já havia sido construída na Rua Célio da Gama Cruz, em frente ao Parque Salutaris, solucionando décadas de problemas com o fluxo de veículos no local.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, o objetivo é garantir a fluidez dos veículos e limitar a velocidade do tráfego, aumentando a segurança para motoristas e pedestres.

Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem.
 
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência é sempre de quem está na rotatória
Rotatória: de quem é a vez?
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência na rotatória é de quem já estiver nela, ou seja, vale a ordem de chegada. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.
 
Nova rotatória tem o objetivo de organizar o trânsito no local, diminuindo a ocorrência de acidentes
Orientações para uso da rotatória
- A regra básica é que a circulação deve ser feita sempre no sentido anti-horário, dando preferência para quem já estiver circulando na rotatória;

- Ao se aproximar da rotatória, o motorista deve reduzir a velocidade e parar, caso a sinalização determine;

- Onde houver faixa de pedestre, significa que a preferência é dele;

- O motorista deve sempre manifestar a intenção de circulação, acionando a seta;
- Fique atento aos movimentos dos outros carros.


A maior vantagem das rotatórias é que elas permitem melhorar o fluxo de trânsito e permitem que seja feita a travessia sem a necessidade de semáforos. Ou seja, as rotatórias são uma ferramenta democrática e dinâmica do trânsito. Mas de pouco adianta uma ferramenta eficiente sem o respeito às leis de trânsito. O motorista deve redobrar a atenção, reduzindo sempre a velocidade e prestando atenção na sinalização, que determina a regra de preferência.

Nenhum comentário: